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Title: A internacionalização na Universidade Eduardo Mondlane – uma avaliação da cooperação UEM-ASDI, no período 2011- 2017
Authors: Raimundo, Inês Macamo
Simão, Olinda de Oliveira
Keywords: Ensino superior
Internacionalização
Cooperação
Mobilidade académica internacional
Issue Date: 2-Nov-2020
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: A internacionalização do Ensino Superior nunca foi tão importante para as instituições de Ensino Superior como actualmente. Por conta da influência da globalização no Ensino Superior, a internacionalização do Ensino Superior tornou-se um propósito estratégico e crucial para as universidades dispostas a produzir uma força de trabalho qualificada, com consciência intercultural e habilidades para o ambiente de trabalho globalizado. Com efeito, um pouco por todo mundo, as universidades têm se empenhado na internacionalização do Ensino Superior, como forma de prover uma educação de qualidade aos estudantes e ajudar a gerar habilidades indispensáveis no século XXI. Todavia, as iniciativas de internacionalização, incluindo a efectivação e aproveitamento dos programas internacionais de formação, podem ser constrangidas por diversos factores. Portanto, ao analisar o processo de internacionalização do Ensino Superior na Universidade Eduardo Mondlane, a presente pesquisa conclui que, embora a internacionalização na UEM seja uma realidade presente, o processo enfrenta alguns desafios relacionados com a exiguidade de recursos para realizar as iniciativas de internacionalização, a existência de barreiras linguísticas e a falta de uma política institucional para orientar melhor o processo de internacionalização e gerar um melhor entendimento sobre a ideia e exigências da internacionalização, em toda comunidade universitária. Igualmente, como forma de contribuir para uma reflexão sobre o aproveitamento dos programas de formação resultantes dos acordos de cooperação celebrados com parceiros internacionais, o trabalho avalia os principais constrangimentos que caracterizam os programas de mobilidade académica UEM-ASDI, pois constatou-se que mais de 50% dos estudantes concluem os estudos fora do tempo esperado.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/223
Appears in Collections:FD - Dissertações de Mestrado

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