Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRaimundo, Inês Macamo-
dc.contributor.authorSimão, Olinda de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-08-23T21:48:18Z-
dc.date.issued2020-11-02-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/223-
dc.description.abstractA internacionalização do Ensino Superior nunca foi tão importante para as instituições de Ensino Superior como actualmente. Por conta da influência da globalização no Ensino Superior, a internacionalização do Ensino Superior tornou-se um propósito estratégico e crucial para as universidades dispostas a produzir uma força de trabalho qualificada, com consciência intercultural e habilidades para o ambiente de trabalho globalizado. Com efeito, um pouco por todo mundo, as universidades têm se empenhado na internacionalização do Ensino Superior, como forma de prover uma educação de qualidade aos estudantes e ajudar a gerar habilidades indispensáveis no século XXI. Todavia, as iniciativas de internacionalização, incluindo a efectivação e aproveitamento dos programas internacionais de formação, podem ser constrangidas por diversos factores. Portanto, ao analisar o processo de internacionalização do Ensino Superior na Universidade Eduardo Mondlane, a presente pesquisa conclui que, embora a internacionalização na UEM seja uma realidade presente, o processo enfrenta alguns desafios relacionados com a exiguidade de recursos para realizar as iniciativas de internacionalização, a existência de barreiras linguísticas e a falta de uma política institucional para orientar melhor o processo de internacionalização e gerar um melhor entendimento sobre a ideia e exigências da internacionalização, em toda comunidade universitária. Igualmente, como forma de contribuir para uma reflexão sobre o aproveitamento dos programas de formação resultantes dos acordos de cooperação celebrados com parceiros internacionais, o trabalho avalia os principais constrangimentos que caracterizam os programas de mobilidade académica UEM-ASDI, pois constatou-se que mais de 50% dos estudantes concluem os estudos fora do tempo esperado.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectEnsino superioren_US
dc.subjectInternacionalizaçãoen_US
dc.subjectCooperaçãoen_US
dc.subjectMobilidade académica internacionalen_US
dc.titleA internacionalização na Universidade Eduardo Mondlane – uma avaliação da cooperação UEM-ASDI, no período 2011- 2017en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-22-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoInternationalization of Higher Education has never been so important for Higher Education institutions than it is today. Because of the influence of globalization on Higher Education, the internationalization of Higher Education has become a crucial and strategic purpose for universities willing to produce a qualified workforce, with intercultural awareness and skills for the globalized work environment. Indeed, around the world, universities have been striving to internationalize Higher Education, in order to provide quality education to students and help to generate skills that are indispensable in the 21 st century. However, internationalization initiatives, including the realization of international training programs, can be constrained by several factors. Therefore, analyzing the process of internationalization of Higher Education at Eduardo Mondlane University, the present research concludes that, although internationalization at UEM is a present reality, the process faces some challenges related to the lack of funds to carry out internationalization activities, the existence of language barriers and the lack of an institutional policy to guide the internationalization process and spawn a better understanding of the idea and requirements of internationalization in the university community. Additionally, Additionally, as a way of contributing to a reflection on the exploration of training programs resulting from cooperation agreements signed with international partners, the research evaluates the main constraints that characterize UEM-ASDI academic mobility programs, as it was found that more than 50% of students complete their studies after the expected timeen_US
Appears in Collections:FD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Simão, Olinda de Oliveira.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.