Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/596
Title: Percepções e reflexões dos professores sobre as práticas pedagógicas de translinguagem no ensino bilíngue em Moçambique
Other Titles: Teacher’s perceptions and reflections on translanguaging pedagogical practices in bilingual education in Mozambique
Percepciones y reflexiones de los profesores sobre las prácticas pedagógicas de translenguaje en la enseñanza bilingüe en Mozambique
Authors: Chambo, Gervásio Absolone
Keywords: Translinguagem
Ensino bilíngue
Professores
Pedagogia monoglóssica/ heteroglóssica
Moçambique
Translanguaging
Bilingual education
Teachers
Monoglossic/ heteroglossic pedagogy
Issue Date: 2021
Publisher: Forum linguístic
Abstract: Este estudo tem como objetivo discutir as percepções e reflexões dos professores de ensino bilíngue em Moçambique sobre a exploração das práticas de translinguagem nas classes de pós-transição. Com base na análise de entrevistas não-estruturadas e das sessões de discussão em grupo no processo de validação interna e externa dos resultados, este estudo constatou que os professores reconhecem os problemas pedagógicos associados ao uso da pedagogia monoglóssica nas classes de pós-transição. No entanto, os professores que participaram nas experiências práticas de translinguagem são favoráveis ao uso desta nas classes de pós- transição ao passo que os professores que exclusivamente analisaram as evidências de translinguagem na sala de aulas defendiam a perspectiva monoglóssica nas práticas de translinguagem. O estudo conclui que os professores analisam a relevância das práticas de translinguagem nas classes de pós-transição a partir de visões da pedagogia monoglóssica e das evidências de aprendizagem qualitativa da L2 e dos conteúdos académicos.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/596
Appears in Collections:Artigos Publicados em Revistas Cientificas - FLCS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Chambo, Gervásio Absolone.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.