Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChambo, Gervásio Absolone-
dc.date.accessioned2022-02-21T12:11:00Z-
dc.date.available2022-02-21T12:11:00Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/596-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo discutir as percepções e reflexões dos professores de ensino bilíngue em Moçambique sobre a exploração das práticas de translinguagem nas classes de pós-transição. Com base na análise de entrevistas não-estruturadas e das sessões de discussão em grupo no processo de validação interna e externa dos resultados, este estudo constatou que os professores reconhecem os problemas pedagógicos associados ao uso da pedagogia monoglóssica nas classes de pós-transição. No entanto, os professores que participaram nas experiências práticas de translinguagem são favoráveis ao uso desta nas classes de pós- transição ao passo que os professores que exclusivamente analisaram as evidências de translinguagem na sala de aulas defendiam a perspectiva monoglóssica nas práticas de translinguagem. O estudo conclui que os professores analisam a relevância das práticas de translinguagem nas classes de pós-transição a partir de visões da pedagogia monoglóssica e das evidências de aprendizagem qualitativa da L2 e dos conteúdos académicos.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherForum linguísticen_US
dc.subjectTranslinguagemen_US
dc.subjectEnsino bilíngueen_US
dc.subjectProfessoresen_US
dc.subjectPedagogia monoglóssica/ heteroglóssicaen_US
dc.subjectMoçambiqueen_US
dc.subjectTranslanguagingen_US
dc.subjectBilingual educationen_US
dc.subjectTeachersen_US
dc.subjectMonoglossic/ heteroglossic pedagogyen_US
dc.titlePercepções e reflexões dos professores sobre as práticas pedagógicas de translinguagem no ensino bilíngue em Moçambiqueen_US
dc.title.alternativeTeacher’s perceptions and reflections on translanguaging pedagogical practices in bilingual education in Mozambiqueen_US
dc.title.alternativePercepciones y reflexiones de los profesores sobre las prácticas pedagógicas de translenguaje en la enseñanza bilingüe en Mozambiqueen_US
dc.typearticleen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis study aims to discuss the perceptions and reflections of bilingual education teachers in Mozambique on the exploration of translingual practices in post-transition grades. Basing on the analysis of unstructured interviews and the group discussion sessions in the process of internal and external validation of the results, this study found that teachers recognize the pedagogical problems associated with the use of monoglossic pedagogy in post-transition grades. However, teachers who participated in the translingual practice experiences favoured the use of translanguaging in post-transition grades whereas teachers who exclusively analysed the evidence of translanguaging in the classroom advocated the monoglossic pedagogical perspective in translingual practices. The study concludes that the teachers’ reflections about using of translanguaging pedagogical practices in post-transition grades are based on monoglossic pedagogy perspective and the evidence of qualitative learning of L2 and academic contents.en_US
Appears in Collections:Artigos Publicados em Revistas Cientificas - FLCS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Chambo, Gervásio Absolone.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.