Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/594
Title: Desafios discursivos em Português como meio de instrução nas aulas de Ciências Naturais em Moçambique
Other Titles: Discursive challenges in Portuguese as a medium of instruction in Natural Science classes in Mozambique
Authors: Chambo, Gervásio Absolone
Keywords: Práticas discursivas em Português
Educação bilíngue
Pós-transição
Portuguese discourses practices
Bilingual education
Post-transition
Issue Date: 2020
Publisher: Unisinos
Abstract: Este estudo analisa as práticas discursivas em Português (L2) nas aulas de Ciências Naturais na 4a classe do programa de educação bilíngue cujo currículo determina a pedagogia de separação de línguas, exposição máxima do Português e evitação de uso da língua primeira (L1) nas classes de pós-transição. Com base na observação de aulas lecionadas em L1 antes da transição e nas lecionadas em Por- tuguês depois da transição mais as entrevistas aos professores, o estudo constatou que os baixos níveis de proficiência dos alunos em Português contribuem para que não participem e não interajam nas aulas lecionadas com base no padrão discursivo “Initiation-Response-Feedback” (IRF). Alternativamente, os professores exploram o “Safetalk” como padrão discursivo para garantir o progresso da aula sem salva- guardar a aprendizagem. O estudo conclui que os professores lecionam à luz das pedagogias instituídas pelo currículo ao invés da pedagogia bilíngue na qual não foram capacitados.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/594
ISSN: ISSN 2177-6202
Appears in Collections:Artigos Publicados em Revistas Cientificas - FLCS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Chambo, Gervásio Absolone.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.