Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/595
Title: Translanguaging e cross-cultural learning na educação bilingue em Moçambique: análise sobre a participação dos alunos na construção de conhecimento científico
Other Titles: Translanguaging, cross-cultural learning in Mozambican bilingual education program: analyzing the pupils participation on scientific knowledge construction
Authors: Chambo, Gervásio Absolone
Keywords: Ciência
Fundos de conhecimentos
Translanguaging
Cross-cultural learning
Issue Date: 2021
Publisher: Rev. cient. UEM
Abstract: Os níveis de participação e de interacção dos alunos no programa transicional em Moçambique são qualitativamente elevados nas primeiras três classes leccionadas em língua materna. Os alunos e o professor colaboram activamente na construção do conhecimento nas aulas. Contudo, este cenário desaparece quando, o Português (L2) torna-se meio de instrução a partir da 4a classe. Os alunos não possuem a proficiência em L2 que os possibilite participar activamente na construção do conhecimento nas aulas. Os alunos recorrem às estratégias de safetalk (silêncio, timidez, repetição, coro, voz baixa e murmúrio) como estratégia de participação nas aulas (CHICK, 1996). O ensino-aprendizagem torna-se inflexível e monótono. Com base na pesquisa-acção participativa, o estudo discute o impacto linguístico e pedagógico da translanguaging (GARCÍA, 2009; GARCÍA e WEI, 2014) e de cross-cultural learning/ collateral learning (JEGEDE, 1995; JEGEDE, 1999; JEGEDE e AIKENHEAD, 1999; AIKENHEAD e JEGEDE, 1999) como proposta pedagógica para o ensino-aprendizagem da ciência nas classes de pós-transição. Os resultados deste estudo mostram que a incorporação de recursos linguísticos e os fundos de conhecimentos no ensino da ciência promovem a participação qualitativa dos alunos nas aulas, desenvolve a proficiência e as habilidades académicas em ambas línguas e flexibiliza e dinamiza o ensino-aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/595
ISSN: ISSN 2307-3918
Appears in Collections:Artigos Publicados em Revistas Cientificas - FLCS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Chambo, Gervásio Absolone .pdf473.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.