Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/507
Title: Análise socioeconómica da relação educação e pobreza na cidade de Maputo
Authors: Araújo, Manuel G. Mendes De
Joaquim, José Joaquim Paulino
Keywords: Erradicação da pobreza
Pobreza
Educação
Relação educação - pobreza
Issue Date: 13-Oct-2012
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: A importância da educação na erradicação da pobreza e no desenvolvimento em geral, constitui ponto de grandes reflexões, devido aos aspectos socioeconómicos que caracterizam Moçambique e a cidade de Maputo, em particular. A presente pesquisa, cujo título é “Análise socioeconómica da relação Educação e Pobreza na cidade de Maputo”, procura identificar, descrever e analisar os factores que concorrem para o elevado índice de pobreza e a sua relação com educação. Analisar o impacto da educação sobre a pobreza implica avaliar a percepação e sentimento das pessoas sobre estes factores. Para tal, para além da análise da base de dados do IOF 2008, foram conduzidas algumas entrevistas aos chefes dos agregados familiares, de modo a entender melhor os dados existentes e descrever o impacto da educação na vida das pessoas, sobretudo na redução da pobreza. A pesquisa preocupou-se em estudar as causas das altas taxas de escolarização que não são acompanhadas pela redução dos índices de pobreza e das desigualdades sociais. Através da análise do impacto da educação nas despesas, no tamanho do agregado e na ocupação do chefe do agregado, constatou-se que a educação é um elemento-chave na erradicação da pobreza, no desenvolvimento da capacidade produtiva e dos aspectos sociais, políticos e demográficos da população. Os resultados desta pesquisa mostram que o nível de escolaridade secundário e mais tem maior impacto na interração entre as variáveis. Neste sentido, os agregados familiares chefiados por indivíduos com nível de escolaridade abaixo do secundário têm maior probabilidade de estarem integrados nos últimos quintís de despesas (que representam os agregados mais pobres). Essa relação não é estatísticamente relevante quando se analisa o tamanho do agregado familiar. Na cidade de Maputo, apesar da educação ser um factor importante no desenvolvimento, o seu valor está dependente de outros factores. E este está isolado de outros instrumentos e políticas de desenvolvimento. Para que a educação influencie na redução dos índices de pobreza, deve ser conjugado a outros factores e políticas sectoriais, sobretudo, deve ter impacto positivo sobre o emprego, o tamanho do agregado e a variação das despesas dos agregados familiares.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/507
Appears in Collections:DG - FLCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Joaquim, José J. Paulino. pdf. pdf. pdf968.55 kBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.