Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/417
Title: A colaboração mútua na formação dos professores em exercício de ciências naturais do 1°ciclo do ensino secundário geral
Authors: Ottevanger, Wout
Cossa, Eugénia
Mendonça, Marta Isabel Maria do Rosário
Keywords: Formação dos professores
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de ciências naturais
Issue Date: 1-Aug-2004
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: Os objectivos deste estudo são inventariar a situacão concernente à formacão dos professores em exercçio oferecida pelo MINED nas Escolas Secundárias e explorar as possibilidades de introduzir a colaboracão mútua na Escola Secundária do 1º Ciclo da Maxaquene em Maputo. Constituiu motivacão do estudo o facto de ter sido Directora de Escola e estar interessada no desenvolvimento profissional dos seus professores, melhorando desse modo o desempenho do corpo docente no processo de ensino e aprendizagem. A populacão foi constituída por todos os professores de ciências naturais do 1º Ciclo do Ensino Secundário Geral da cidade de Maputo, de onde foi retirada uma amostra constituída por 12 professores de ciencias naturais da Escola Secundária da Maxaquene. A escolha desta amostra foi por conveniencia, devido à disponibilidade da mesma. Também fizeram parte do estudo, três técnicos superiores do MINED, nomeadamente, dois da Direccão Nacional do Ensino Secundário e um da Direccão Nacional de Formacão de professores e Técnicos de Educacão. Os dados foram recolhidos usando três tipos de instrumentos, nomeadamente: Questionários para a recolha de opiniões e percepcões dos professores de ciências naturais acerca das suas actividades diárias, problemas no ensino das ciências, assim como actividades de formacão em exercíciobaseada na escola que gostariam de realizar; Adicionalmente notas informativas foram recolhidas durante o trabalho em grupo no workshop; fichas de assistência às aulas com o objectivo de recolher opiniões e percepcões dos professores de ciências naturais acerca das aulas assistidas; Entrevistas com técnicos com técnicos do MINED com o objectivo de tomar conhecimento dos modelos adoptados na formacão dos professores em exercício, assim como com os professores de ciências naturais com o objectivo de recolher opiniões e percepões acerca dos aspectos tratados nos questionários e ficha de assistência às aulas. De realcar que o workshop foi utilizado para motivar os professores nas actividades de colaboracão mútua que foram levadas a cabo posteriormente. Os resultados obtidos dos questionários e entrevistas mostram que anualmente os técnicos do MINEd em particular os da Direccão Nacional do Ensino Secundário Geral, realizam cursos de capacitacao aos professores, mas nem todos os grupos de disciplina são abrangidos porque os custos são altos. os resultados mostram também que no respeitante à formacão em exercício baseada na escola, ainda não existe um programa concreto, apenas ideias, por outro lado, na escola os professores desenvolvem algumas actividades colaborativas, como por exemplo, planificacão conjunta de aulas, definicão de ojectivos de ensino e aprendizagem e assistencias mútuas. Constatou-se também que alguns professores frequentam cursos academicos. De referir que poucos professores se envolvem em actividades de apoio a colegas não qualificados, preparacão de actividades ou projectos para os alunos e elaboracão mútua nos grupos de disciplina nas várias actividades do processo de ensino e aprendizagem. Desse modo pode-se concluir que a capacitacão dos professores baseada na escola pode ser feita nos grupos de disciplina tendo como base a colaboracão mútua entre professores. Sendo assim, recomenda-se que o tempo de planificacão das aulas seja suficiente para permitir a programacão de actividades colaborativas nos grupos de disciplina, com vista a troca de experiências entre os professores no processo de trabalho
Description: Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências Naturais e Matemática
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/417
Appears in Collections:DECNM - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004 - Mendonca, Marta I. Maria do Rosário.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.