Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/417
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOttevanger, Wout-
dc.contributor.advisorCossa, Eugénia-
dc.contributor.authorMendonça, Marta Isabel Maria do Rosário-
dc.date.accessioned2021-09-08T09:39:23Zo Aberto
dc.date.available2021-09-08T09:39:23Z-
dc.date.issued2004-08-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/417-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação em Ciências Naturais e Matemáticaen_US
dc.description.abstractOs objectivos deste estudo são inventariar a situacão concernente à formacão dos professores em exercçio oferecida pelo MINED nas Escolas Secundárias e explorar as possibilidades de introduzir a colaboracão mútua na Escola Secundária do 1º Ciclo da Maxaquene em Maputo. Constituiu motivacão do estudo o facto de ter sido Directora de Escola e estar interessada no desenvolvimento profissional dos seus professores, melhorando desse modo o desempenho do corpo docente no processo de ensino e aprendizagem. A populacão foi constituída por todos os professores de ciências naturais do 1º Ciclo do Ensino Secundário Geral da cidade de Maputo, de onde foi retirada uma amostra constituída por 12 professores de ciencias naturais da Escola Secundária da Maxaquene. A escolha desta amostra foi por conveniencia, devido à disponibilidade da mesma. Também fizeram parte do estudo, três técnicos superiores do MINED, nomeadamente, dois da Direccão Nacional do Ensino Secundário e um da Direccão Nacional de Formacão de professores e Técnicos de Educacão. Os dados foram recolhidos usando três tipos de instrumentos, nomeadamente: Questionários para a recolha de opiniões e percepcões dos professores de ciências naturais acerca das suas actividades diárias, problemas no ensino das ciências, assim como actividades de formacão em exercíciobaseada na escola que gostariam de realizar; Adicionalmente notas informativas foram recolhidas durante o trabalho em grupo no workshop; fichas de assistência às aulas com o objectivo de recolher opiniões e percepcões dos professores de ciências naturais acerca das aulas assistidas; Entrevistas com técnicos com técnicos do MINED com o objectivo de tomar conhecimento dos modelos adoptados na formacão dos professores em exercício, assim como com os professores de ciências naturais com o objectivo de recolher opiniões e percepões acerca dos aspectos tratados nos questionários e ficha de assistência às aulas. De realcar que o workshop foi utilizado para motivar os professores nas actividades de colaboracão mútua que foram levadas a cabo posteriormente. Os resultados obtidos dos questionários e entrevistas mostram que anualmente os técnicos do MINEd em particular os da Direccão Nacional do Ensino Secundário Geral, realizam cursos de capacitacao aos professores, mas nem todos os grupos de disciplina são abrangidos porque os custos são altos. os resultados mostram também que no respeitante à formacão em exercício baseada na escola, ainda não existe um programa concreto, apenas ideias, por outro lado, na escola os professores desenvolvem algumas actividades colaborativas, como por exemplo, planificacão conjunta de aulas, definicão de ojectivos de ensino e aprendizagem e assistencias mútuas. Constatou-se também que alguns professores frequentam cursos academicos. De referir que poucos professores se envolvem em actividades de apoio a colegas não qualificados, preparacão de actividades ou projectos para os alunos e elaboracão mútua nos grupos de disciplina nas várias actividades do processo de ensino e aprendizagem. Desse modo pode-se concluir que a capacitacão dos professores baseada na escola pode ser feita nos grupos de disciplina tendo como base a colaboracão mútua entre professores. Sendo assim, recomenda-se que o tempo de planificacão das aulas seja suficiente para permitir a programacão de actividades colaborativas nos grupos de disciplina, com vista a troca de experiências entre os professores no processo de trabalhoen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectFormação dos professoresen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectEnsino de ciências naturaisen_US
dc.titleA colaboração mútua na formação dos professores em exercício de ciências naturais do 1°ciclo do ensino secundário geralen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe objectives of this study are to inventory the situation concerning the training of in-service teachers offered by MinEd in Secondary Schools and to explore the possibilities of introducing mutual collaboration in Maxaquene Secondary School in Maputo. The study was motivated by the fact that she was School Director and was interested in the professional development of her teachers, thereby improving the performance of the teaching staff in the teaching and learning process. The population consisted of all teachers of natural sciences in the 1st Cycle of General Secondary Education in the city of Maputo, from which a sample consisting of 12 teachers of natural sciences from Escoa Secundária da Maxaquene was drawn. This sample was chosen for convenience, due to its availability. Also part of the study were three senior technicians from MinEd, namely two from the National Directorate of Secondary Education and one from the National Directorate of Teacher Training and Education Technicians. The data were collected using three types of instruments, namely: Questionnaires to collect opinions and perceptions of teachers of natural sciences about their daily activities, problems in science teaching, as well as on-the-job training activities based on the school they would like to undertake ; Additionally, informative notes were collected during the group work in the workshop; class assistance sheets with the aim of collecting opinions and perceptions of teachers of natural sciences about the classes attended; Interviews with technicians with MinEd technicians in order to learn about the models adopted in the training of current teachers, as well as with natural science teachers in order to collect opinions and perceptions about the aspects dealt with in the questionnaires and assistance sheet for classes. It should be noted that the workshop was used to motivate teachers in the activities of mutual collaboration that were carried out later. The results obtained from the questionnaires and interviews show that, annually, MinEd technicians, particularly those from the National Directorate of General Secondary Education, conduct training courses for teachers, but not all discipline groups are covered because the costs are high. the results also show that with regard to in-school training based on exercise, there is still no concrete program, only ideas, on the other hand, at school, teachers develop some collaborative activities, such as joint planning of classes, definition of objectives teaching and learning and mutual assistance. It was also found that some teachers attend academic courses. It should be noted that few teachers are involved in activities in support of unqualified colleagues, preparation of activities or projects for students and mutual elaboration in the discipline groups in the various activities of the teaching and learning process. In this way, it can be concluded that the training of teachers based on the school can be done in the discipline groups based on the mutual collaboration between teachers. Therefore, it is recommended that the planning time of the classes is sufficient to allow the programming of collaborative activities in the discipline groups, with a view to the exchange of experiences between teachers in the work process. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
Appears in Collections:DECNM - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004 - Mendonca, Marta I. Maria do Rosário.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.