Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/174
Title: Análise da contribuição do apoio profissional mútuo no desenvolvimento profissional dos professores de ciências naturais e matemática da Escola de Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique
Authors: Cossa, Eugénia Flora Rosa
Chilaule, Egídio Raúl
Tembe, Cristina A.
Bernardo, Hélio Cremildo
Keywords: Desenvolvimento profissional
Apoio profissional mútuo
Formação contínua
Formação profissional
Issue Date: 8-Apr-2014
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: O objectivo deste estudo é analisar a contribuição do apoio profissional mútuo no desenvolvimento profissional, tendo como perspectiva, sugerir estratégias para a formação contínua de professores na Escola de Sargentos das Forças Armadas (ESFA), de modo a melhorar o seu desempenho no ensino de Ciências Naturais e Matemática (CNM). A população do estudo baseou-se em 205 professores da ESFA. Desta população foi escolhida uma amostra por conveniência, composta por 14 professores de CNM. Os dados foram recolhidos usando dois instrumentos: entrevista e questionário. A entrevista com os gestores da ESFA visava analisar a sua percepção sobre a importância do apoio profissional mútuo e a influência da cultura organizacional na promoção do desenvolvimento profissional dos professores de CNM. A entrevista, serviu para aferir a experiência profissional e caracterização dos professores no âmbito do apoio profissional mútuo. O questionário foi aplicado aos professores para obter suas opiniões acerca da contribuição do apoio profissional mútuo no seu desenvolvimento profissional. Os resultados do estudo levam a compreender que o apoio profissional mútuo auxilia o professor a corrigir possíveis falhas em sua formação inicial e a reflectir sobre suas crenças, atitudes, valores bem como sobre o processo de ensino e aprendizagem. As principais conclusões do estudo indicam que na ESFA, a formação contínua dos professores é assegurada através do Curso de Formação Pedagógica de Iniciação de Formadores; o apoio profissional mútuo de professores de CNM é generalizado; as experiências profissionais dos professores favorecem o desenvolvimento profissional através de actividades colaborativas. Os resultados mostram ainda que a coesão resultante da cultura militar é um factor-chave para auxiliar a promoção de apoio profissional mútuo efectivo de professores de CNM naquela escola. O estudo recomenda ao Comando da ESFA, Direcção Pedagógica e aos professores de CNM, a adoptar o apoio profissional mútuo como estratégia para a formação contínua.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/174
Appears in Collections:DECNM - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Bernardo, Hélio Cremildo.pdf6.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.