Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/174
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCossa, Eugénia Flora Rosa-
dc.contributor.advisorChilaule, Egídio Raúl-
dc.contributor.advisorTembe, Cristina A.-
dc.contributor.authorBernardo, Hélio Cremildo-
dc.date.accessioned2021-08-22T12:38:50Z-
dc.date.issued2014-04-08-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/174-
dc.description.abstractO objectivo deste estudo é analisar a contribuição do apoio profissional mútuo no desenvolvimento profissional, tendo como perspectiva, sugerir estratégias para a formação contínua de professores na Escola de Sargentos das Forças Armadas (ESFA), de modo a melhorar o seu desempenho no ensino de Ciências Naturais e Matemática (CNM). A população do estudo baseou-se em 205 professores da ESFA. Desta população foi escolhida uma amostra por conveniência, composta por 14 professores de CNM. Os dados foram recolhidos usando dois instrumentos: entrevista e questionário. A entrevista com os gestores da ESFA visava analisar a sua percepção sobre a importância do apoio profissional mútuo e a influência da cultura organizacional na promoção do desenvolvimento profissional dos professores de CNM. A entrevista, serviu para aferir a experiência profissional e caracterização dos professores no âmbito do apoio profissional mútuo. O questionário foi aplicado aos professores para obter suas opiniões acerca da contribuição do apoio profissional mútuo no seu desenvolvimento profissional. Os resultados do estudo levam a compreender que o apoio profissional mútuo auxilia o professor a corrigir possíveis falhas em sua formação inicial e a reflectir sobre suas crenças, atitudes, valores bem como sobre o processo de ensino e aprendizagem. As principais conclusões do estudo indicam que na ESFA, a formação contínua dos professores é assegurada através do Curso de Formação Pedagógica de Iniciação de Formadores; o apoio profissional mútuo de professores de CNM é generalizado; as experiências profissionais dos professores favorecem o desenvolvimento profissional através de actividades colaborativas. Os resultados mostram ainda que a coesão resultante da cultura militar é um factor-chave para auxiliar a promoção de apoio profissional mútuo efectivo de professores de CNM naquela escola. O estudo recomenda ao Comando da ESFA, Direcção Pedagógica e aos professores de CNM, a adoptar o apoio profissional mútuo como estratégia para a formação contínua.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectDesenvolvimento profissionalen_US
dc.subjectApoio profissional mútuoen_US
dc.subjectFormação contínuaen_US
dc.subjectFormação profissionalen_US
dc.titleAnálise da contribuição do apoio profissional mútuo no desenvolvimento profissional dos professores de ciências naturais e matemática da Escola de Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambiqueen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-21-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe aim of this study is to analyze the contribution of the mutual professional support in the perspective of suggesting strategies for a continuous training of the EFSA teachers in order to improve their performance in the teaching of Natural Sciences and Mathematics (NSM). The population of the study consisted of 205 teachers from ESFA. From this population 14 NSM teachers were selected as sample. The data were collected using two instruments: interviews and questionnaire. The interview with the managers aimed at evaluating their perceptions concerning the importance of the mutual professional support and the influence of the organizational culture in promoting professional development of NSM teachers. The interview with teachers served to assess their professional experience regarding the mutual professional support and its characteristics. The questionnaire applied to the teachers was to elucidate their opinions about the contribution of mutual support for professional development. The results of the study lead to understand that the mutual professional support helps the teachers to correct possible failures in their in initial training. The main conclusions indicated that at ESFA, the training of teachers is assured through the Pedagogical Training Courses for Initial Teacher; the mutual support of NSM teachers is generalized; and the teacher’s professional experiences favor the development of others through collaborative activities. The findings showed also cohesion as result of the military culture, the key factor to assist the promotion of an effective mutual professional support for NSM teachers in that college. In general, the study recommends to the ESFA Command, Pedagogic Direction and the NSM teachers to adopt the mutual professional support as strategy for continuous training.en_US
Appears in Collections:DECNM - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Bernardo, Hélio Cremildo.pdf6.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.