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Title: Papel da Alfabetização e Educação de Adultos (AEA) no empoderamento da mulher: o caso do Centro de AEA de Muhalaze
Authors: Buque, Domingos
Metro, Paulina João Mungozana
Keywords: Alfabetização
Empoderamento da mulher
Processo de ensino-aprendizagem
Gênero
Educação de adultos
Issue Date: 14-Nov-2015
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: A presente pesquisa aborda o Papel da Alfabetização e Educação de Adultos para o Empoderamento da Mulher: Caso Centro de Alfabetização de Muhalaze e tem como propósito analisar até que ponto a Educação de Adultos pode contribuir para o empoderamento da mulher. O quadro conceptual é uma combinação do modelo ideológico de Street (1995), que alicerça a alfabetização no contexto sociocultural em que ocorre, e da teoria de empoderamento, na perspectiva de Casimiro e Souto (2010), como um conjunto de actividades que são desenvolvidas pela mulher a nível cultural, político e social, com vista à paridade entre o género masculino e feminino. Um aspecto fundamental nesta teoria é que para que haja empoderamento, as mulheres têm de estar conscientes da necessidade dessa paridade, devendo organizar e participar na luta pelos seus direitos. A metodologia usada na condução da pesquisa é qualitativa, tendo-se optado pelo estudo de caso, o caso do Centro de Alfabetização de Muhalaze. Para a recolha de dados, recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, observação de aulas do 1o, 2o e 3o ano e à análise documental. As entrevistas foram aplicadas a 20 informantes, dentre os quais três membros de direcção, três alfabetizadores e 14 alfabetizandos do Centro de Alfabetização de Muhalaze. Os resultados da pesquisa sugerem que a educação de adultos alavanca o empoderamento da mulher habilitando-a a uma maior participação em diversas actividades da sociedade. No centro de alfabetização de Muhalaze, existem três formas de empoderamento da mulher, designadamente (i) a aprendizagem centrada nas alfabetizandas, (ii) o uso da língua nacional em paralelo com o Português, e (iii) a implementação de cursos profissionalizantes integrados na alfabetização. Os exemplos de empoderamento da mulher que o estudo descreve elucidam que a educação da mulher permite que esta seja mais interventiva na comunidade nos diversos sectores.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/171
Appears in Collections:DEA - FACED - Dissertações de Mestrado

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