Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/171
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBuque, Domingos-
dc.contributor.authorMetro, Paulina João Mungozana-
dc.date.accessioned2021-08-22T12:18:54Z-
dc.date.issued2015-11-14-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/171-
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda o Papel da Alfabetização e Educação de Adultos para o Empoderamento da Mulher: Caso Centro de Alfabetização de Muhalaze e tem como propósito analisar até que ponto a Educação de Adultos pode contribuir para o empoderamento da mulher. O quadro conceptual é uma combinação do modelo ideológico de Street (1995), que alicerça a alfabetização no contexto sociocultural em que ocorre, e da teoria de empoderamento, na perspectiva de Casimiro e Souto (2010), como um conjunto de actividades que são desenvolvidas pela mulher a nível cultural, político e social, com vista à paridade entre o género masculino e feminino. Um aspecto fundamental nesta teoria é que para que haja empoderamento, as mulheres têm de estar conscientes da necessidade dessa paridade, devendo organizar e participar na luta pelos seus direitos. A metodologia usada na condução da pesquisa é qualitativa, tendo-se optado pelo estudo de caso, o caso do Centro de Alfabetização de Muhalaze. Para a recolha de dados, recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, observação de aulas do 1o, 2o e 3o ano e à análise documental. As entrevistas foram aplicadas a 20 informantes, dentre os quais três membros de direcção, três alfabetizadores e 14 alfabetizandos do Centro de Alfabetização de Muhalaze. Os resultados da pesquisa sugerem que a educação de adultos alavanca o empoderamento da mulher habilitando-a a uma maior participação em diversas actividades da sociedade. No centro de alfabetização de Muhalaze, existem três formas de empoderamento da mulher, designadamente (i) a aprendizagem centrada nas alfabetizandas, (ii) o uso da língua nacional em paralelo com o Português, e (iii) a implementação de cursos profissionalizantes integrados na alfabetização. Os exemplos de empoderamento da mulher que o estudo descreve elucidam que a educação da mulher permite que esta seja mais interventiva na comunidade nos diversos sectores.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectAlfabetizaçãoen_US
dc.subjectEmpoderamento da mulheren_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectGêneroen_US
dc.subjectEducação de adultosen_US
dc.titlePapel da Alfabetização e Educação de Adultos (AEA) no empoderamento da mulher: o caso do Centro de AEA de Muhalazeen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-21-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis research addresses the Role of Literacy and Adult Education for the Empowerment of Women: Case of the Muhalaze Literacy Center and aims to analyze the extent to which Adult Education can contribute to the empowerment of women. The conceptual framework is a combination of the ideological model of Street (1995), which underpins literacy in the socio-cultural context in which it occurs, and the theory of empowerment, in the perspective of Casimiro and Souto (2010), as a set of activities that are developed culturally, politically and socially, with a view to parity between the male and female gender. A fundamental aspect of this theory is that for there to be empowerment, women must be aware of the need for this parity, and must organize and participate in the fight for their rights. The methodology used in conducting the research is qualitative, having chosen the case study, the case of the Muhalaze Literacy Center. For data collection, semi-structured interviews, observation of 1st, 2nd and 3rd year classes and documentary analysis were used. The interviews were applied to 20 informants, including three board members, three literacy teachers and 14 literacy students from the Muhalaze Literacy Center. The survey results suggest that adult education leverages women's empowerment by enabling them to participate more in various activities of society. At the Muhalaze literacy center, there are three forms of women's empowerment, namely (i) literacy-centered learning, (ii) the use of the national language in parallel with Portuguese, and (iii) the implementation of integrated professional courses in literacy. The examples of women's empowerment that the study describes elucidate that women's education allows women to be more active in the community in different sectors. ...en_US
Appears in Collections:DEA - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Metro, Paulina João Mungozana.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.