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Title: Práticas educativas na infância para a promoção da igualdade e equidade de género: uma análise em quatro Centros Infantis na cidade de Maputo
Authors: Lopes, Bendita Donaciano
Gonçalves, António Cipriano P.
Mate, Isália Gabriel Licença
Keywords: Práticas educativas na infância
Igualdade de género
Equidade de género
Centros infantis
Issue Date: 1-Oct-2025
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: A infância, como uma fase do desenvolvimento em que ocorrem grandes transformações, é considerada uma fase fértil para o aprendizado de uma ampla gama de habilidades para a vida. As instituições de educação infantil tais que Centros Infantis, são consideradas como tendo um papel crucial, sendo espaços em que se refletem e assimilam relações de gênero. Consequentemente, é de grande importância a implementação, nessas instituições, de uma educação impregnada de valores inerentes à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, desconstruindo estereótipos sociais sobre os gêneros feminino e masculino, conforme orientações internacionais e nacionais. O presente estudo foi desenvolvido em quatro Centros Infantis da Cidade de Maputo, com o objectivo de analisar as práticas educativas para a promoção da igualdade e equidade de género na educação de infância. O pressuposto de partida foi o de que as práticas educativas nesses quatro Centros Infantis não favoreciam a promoção da igualdade de género ou, se a favorecesse, não estaria claramente evidente ou estruturada na prática educativa destas instituições. O estudo, é de abordagem qualitativa, natureza básica, descritiva quanto aos objectivos e do tipo estudo de caso quanto aos procedimentos, por esta constituir uma metodologia que permite explorar em profundidade um fenómeno num determinado contexto, proporcionando uma melhor compreensão do mesmo. Em termos de técnicas de recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada, à observação e à análise documental. Os dados recolhidos foram processados recorrendo-se à Grelhas de análise e à técnica de Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin. Os resultados do estudo fornecem uma descrição que indica a existência de uma visão de igualdade de direitos entre homens e mulheres nas práticas de Educação Infantil prevalentes nesses quatro centros, o que indica o reconhecimento da relevância das práticas educativas para a promoção da igualdade/equidade de gênero na infância. O facto de se tratar de centros cuja gestão é exclusivamente feminina, reforça-se a crença de que as mulheres são vistas como as mais preparadas para o exercício da profissão de educadora de infância. No entanto, através dos dados percebe-se também que, embora haja o reconhecimento da relevância de práticas educativas que promovam a igualdade/equidade de gênero nestes centros, há uma ambiguidade e deficiência na sua implementação, o que coaduna com a tese deste estudo. Em conclusão a promoção da igualdade e equidade de género na infância de facto é relevante, contudo nos quatro Centros Infantis analisados as práticas educativas para sua promoção neste contexto educativo infantil mostram-se deficientes, se não, “inexistentes”. Na busca de uma forma de mitigar essas limitações, o estudo sugere: o reajuste e uniformização dos documentos orientadores, no sentido de se alinharem com as orientações da Constituição da República e da Política de Género e Estratégia de sua Implementação no que diz respeito à promoção da igualdade de género no país; a realização de acções de supervisão e capacitação/treinamento regulares e contínuas dos gestores e profissionais dos Centros Infantis sobre práticas educativas na infância que estimulem relações de género igualitárias nas crianças; o fornecimento de manuais e outros documentos orientadores ajustados às políticas nacionais, bem como de documentos internacionais que abordam a necessidade de a educação na infância promover a igualdade de género em prol do desenvolvimento integral de toda a criança, e por fim a promoção de mais estudos sobre esta temática
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1518
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