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dc.contributor.advisorLopes, Bendita Donaciano-
dc.contributor.advisorGonçalves, António Cipriano P.-
dc.contributor.authorMate, Isália Gabriel Licença-
dc.date.accessioned2025-10-15T10:42:06Z-
dc.date.issued2025-10-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1518-
dc.description.abstractA infância, como uma fase do desenvolvimento em que ocorrem grandes transformações, é considerada uma fase fértil para o aprendizado de uma ampla gama de habilidades para a vida. As instituições de educação infantil tais que Centros Infantis, são consideradas como tendo um papel crucial, sendo espaços em que se refletem e assimilam relações de gênero. Consequentemente, é de grande importância a implementação, nessas instituições, de uma educação impregnada de valores inerentes à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, desconstruindo estereótipos sociais sobre os gêneros feminino e masculino, conforme orientações internacionais e nacionais. O presente estudo foi desenvolvido em quatro Centros Infantis da Cidade de Maputo, com o objectivo de analisar as práticas educativas para a promoção da igualdade e equidade de género na educação de infância. O pressuposto de partida foi o de que as práticas educativas nesses quatro Centros Infantis não favoreciam a promoção da igualdade de género ou, se a favorecesse, não estaria claramente evidente ou estruturada na prática educativa destas instituições. O estudo, é de abordagem qualitativa, natureza básica, descritiva quanto aos objectivos e do tipo estudo de caso quanto aos procedimentos, por esta constituir uma metodologia que permite explorar em profundidade um fenómeno num determinado contexto, proporcionando uma melhor compreensão do mesmo. Em termos de técnicas de recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada, à observação e à análise documental. Os dados recolhidos foram processados recorrendo-se à Grelhas de análise e à técnica de Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin. Os resultados do estudo fornecem uma descrição que indica a existência de uma visão de igualdade de direitos entre homens e mulheres nas práticas de Educação Infantil prevalentes nesses quatro centros, o que indica o reconhecimento da relevância das práticas educativas para a promoção da igualdade/equidade de gênero na infância. O facto de se tratar de centros cuja gestão é exclusivamente feminina, reforça-se a crença de que as mulheres são vistas como as mais preparadas para o exercício da profissão de educadora de infância. No entanto, através dos dados percebe-se também que, embora haja o reconhecimento da relevância de práticas educativas que promovam a igualdade/equidade de gênero nestes centros, há uma ambiguidade e deficiência na sua implementação, o que coaduna com a tese deste estudo. Em conclusão a promoção da igualdade e equidade de género na infância de facto é relevante, contudo nos quatro Centros Infantis analisados as práticas educativas para sua promoção neste contexto educativo infantil mostram-se deficientes, se não, “inexistentes”. Na busca de uma forma de mitigar essas limitações, o estudo sugere: o reajuste e uniformização dos documentos orientadores, no sentido de se alinharem com as orientações da Constituição da República e da Política de Género e Estratégia de sua Implementação no que diz respeito à promoção da igualdade de género no país; a realização de acções de supervisão e capacitação/treinamento regulares e contínuas dos gestores e profissionais dos Centros Infantis sobre práticas educativas na infância que estimulem relações de género igualitárias nas crianças; o fornecimento de manuais e outros documentos orientadores ajustados às políticas nacionais, bem como de documentos internacionais que abordam a necessidade de a educação na infância promover a igualdade de género em prol do desenvolvimento integral de toda a criança, e por fim a promoção de mais estudos sobre esta temáticaen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectPráticas educativas na infânciaen_US
dc.subjectIgualdade de géneroen_US
dc.subjectEquidade de géneroen_US
dc.subjectCentros infantisen_US
dc.titlePráticas educativas na infância para a promoção da igualdade e equidade de género: uma análise em quatro Centros Infantis na cidade de Maputoen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2025-10-15-
dc.description.resumoChildhood, as a phase of development in which major transformations occur, is considered a fertile phase for learning a wide range of life skills. Early childhood education institutions, such as Children's Centers, are considered to have a crucial role, as spaces in which gender relations are reflected and assimilated. Consequently, it is of great importance to implement, in these institutions, an education imbued with values inherent to equal opportunities between men and women, deconstructing social stereotypes about the female and male genders, in accordance with international and national guidelines. The present study was developed in four Children's Centers in the City of Maputo, with the aim of analyzing educational practices to promote gender equality and equity in early childhood education. The starting assumption was that the educational practices in these four Children's Centers did not favor the promotion of gender equality or, if it did, it would not be clearly evident or structured in the educational practice of these institutions. The study, with a qualitative approach, basic nature, descriptive in terms of objectives and of a case study type in terms of procedures, as it constitutes a methodology that allows to explore in depth a phenomenon in a given context, providing a better understanding of it. In terms of data collection techniques, semi-structured interviews, observation and document analysis were used. The collected data was processed using the analysis grids and the Content Analysis technique, from Bardin's perspective. The results of the study provide a description that indicates the existence of a vision of equal rights between men and women in the Early Childhood Education practices prevalent in these four centers, which suggests the recognition of the relevance of educational practices for promoting equality/equity of gender in childhood. In the case of centers whose management is exclusively female, the belief that women are seen as the most prepared to exercise the profession of early childhood education is reinforced. However, the data also suggest that although there is recognition of the relevance of educational practices that promote gender equality/equity in these centers, there is ambiguity and deficiency in their implementation, which is in line with the thesis of this study. In conclusion, the promotion of gender equality and equity in childhood is indeed relevant, however, in the four Children's Centers analyzed, the educational practices for its promotion in this early childhood educational context are shown to be deficient, if not “non-existent”. As a way to mitigate these limitations, the study suggests: the readjustment and standardization of guiding documents, in order to align them with the guidelines of the Constitution of the Republic and the Gender Policy and Strategy for its Implementation with regard to promoting equality of gender in the country; carrying out regular and continuous supervision and qualification/training actions for managers and professionals at Children's Centers on educational practices in childhood that encourage egalitarian gender relations in children; the provision of manuals and other guiding documents adjusted to national policies, as well as international documents that address the need for early childhood education to promote gender equality in favor of the integral development of the entire child, and finally the promotion of more studies on this themeen_US
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