Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1493
Title: Educação inclusiva em Moçambique: uma avaliação centrada em políticas e práticas de inclusão de alunos com deficiência visual no ensino primário
Authors: Reginaldo, José Salinas
Fringe, Jorge Jaime dos Santos
Xavier, Cecília Francisca Couto de Jesus
Keywords: Educação inclusiva
Praticas de inclusão
Deficiência visual
Inclusive education
Inclusion practices
Visual impairment
Issue Date: May-2025
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: A presente dissertação, intitulada Educação Inclusiva em Moçambique: uma avaliação centrada em políticas e práticas de inclusão de alunos com deficiência visual no Ensino Primário. Foi elaborada no âmbito da conclusão do Curso de Mestrado em Educação Inclusiva. Teve como objectivo, avaliar as políticas e práticas educativas de inclusão de alunos com deficiência visual no ensino primário na Escola Secundária Solidariedade, identificando desafios e oportunidades para uma implementação eficaz. A problemática central do estudo, consiste, essencialmente em buscar explicações a partir dessas práticas e os desafios na sua operacionalização. Trata-se de um estudo qualitativo, na perspectiva exploratória e, contou com a participação de gestores, professores e pais e encarregados de educação, com recurso a técnicas de observação e entrevista. O estudo, por um lado, mostra que a sala de recursos promove o apoio pedagógico e de aprendizagem para alunos com deficiência visual embora enfrentam dificuldades no processo de integração das actividades em aulas regulares. Assim, a presença dessas barreiras, sugere para a realização de estudos futuros voltados a análise prática da implementação das políticas inclusivas, na perspectiva daqueles que vivenciam directamente a inclusão no ambiente escolar.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1493
Appears in Collections:DP - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Xavier, Cecília F. de Jesus.pdf971.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.