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dc.contributor.advisorReginaldo, José Salinas-
dc.contributor.advisorFringe, Jorge Jaime dos Santos-
dc.contributor.authorXavier, Cecília Francisca Couto de Jesus-
dc.date.accessioned2025-09-03T08:15:03Z-
dc.date.available2025-09-03T08:15:03Z-
dc.date.issued2025-05-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1493-
dc.description.abstractA presente dissertação, intitulada Educação Inclusiva em Moçambique: uma avaliação centrada em políticas e práticas de inclusão de alunos com deficiência visual no Ensino Primário. Foi elaborada no âmbito da conclusão do Curso de Mestrado em Educação Inclusiva. Teve como objectivo, avaliar as políticas e práticas educativas de inclusão de alunos com deficiência visual no ensino primário na Escola Secundária Solidariedade, identificando desafios e oportunidades para uma implementação eficaz. A problemática central do estudo, consiste, essencialmente em buscar explicações a partir dessas práticas e os desafios na sua operacionalização. Trata-se de um estudo qualitativo, na perspectiva exploratória e, contou com a participação de gestores, professores e pais e encarregados de educação, com recurso a técnicas de observação e entrevista. O estudo, por um lado, mostra que a sala de recursos promove o apoio pedagógico e de aprendizagem para alunos com deficiência visual embora enfrentam dificuldades no processo de integração das actividades em aulas regulares. Assim, a presença dessas barreiras, sugere para a realização de estudos futuros voltados a análise prática da implementação das políticas inclusivas, na perspectiva daqueles que vivenciam directamente a inclusão no ambiente escolar.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectEducação inclusivaen_US
dc.subjectPraticas de inclusãoen_US
dc.subjectDeficiência visualen_US
dc.subjectInclusive educationen_US
dc.subjectInclusion practicesen_US
dc.subjectVisual impairmenten_US
dc.titleEducação inclusiva em Moçambique: uma avaliação centrada em políticas e práticas de inclusão de alunos com deficiência visual no ensino primárioen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoThis dissertation, titled Inclusive Education in Mozambique: an evaluation focused on policies and practices for including students with visual disabilities in Primary Education, was prepared as part of the completion of the Master's Degree in Inclusive Education. Its objective was to evaluate the policies and educational practices for including students with visual disabilities in primary education at the Solidariedade Secondary School, identifying challenges and opportunities for effective implementation. The central problem of the study essentially consists of seeking explanations based on these practices and the challenges in their operationalization. This is a qualitative study, from an exploratory perspective, and it involved the participation of managers, teachers, and parents and guardians, using observation and interview techniques. The study shows that the resource room promotes pedagogical and learning support for students with visual disabilities, although they face difficulties in the process of integrating activities into regular classes. Thus, the presence of these barriers suggests the need for future studies focused on the practical analysis of the implementation of inclusive policies, from the perspective of those who directly experience inclusion in the school environment.en_US
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