Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1493
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reginaldo, José Salinas | - |
dc.contributor.advisor | Fringe, Jorge Jaime dos Santos | - |
dc.contributor.author | Xavier, Cecília Francisca Couto de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T08:15:03Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03T08:15:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-05 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1493 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação, intitulada Educação Inclusiva em Moçambique: uma avaliação centrada em políticas e práticas de inclusão de alunos com deficiência visual no Ensino Primário. Foi elaborada no âmbito da conclusão do Curso de Mestrado em Educação Inclusiva. Teve como objectivo, avaliar as políticas e práticas educativas de inclusão de alunos com deficiência visual no ensino primário na Escola Secundária Solidariedade, identificando desafios e oportunidades para uma implementação eficaz. A problemática central do estudo, consiste, essencialmente em buscar explicações a partir dessas práticas e os desafios na sua operacionalização. Trata-se de um estudo qualitativo, na perspectiva exploratória e, contou com a participação de gestores, professores e pais e encarregados de educação, com recurso a técnicas de observação e entrevista. O estudo, por um lado, mostra que a sala de recursos promove o apoio pedagógico e de aprendizagem para alunos com deficiência visual embora enfrentam dificuldades no processo de integração das actividades em aulas regulares. Assim, a presença dessas barreiras, sugere para a realização de estudos futuros voltados a análise prática da implementação das políticas inclusivas, na perspectiva daqueles que vivenciam directamente a inclusão no ambiente escolar. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | en_US |
dc.rights | openAcess | en_US |
dc.subject | Educação inclusiva | en_US |
dc.subject | Praticas de inclusão | en_US |
dc.subject | Deficiência visual | en_US |
dc.subject | Inclusive education | en_US |
dc.subject | Inclusion practices | en_US |
dc.subject | Visual impairment | en_US |
dc.title | Educação inclusiva em Moçambique: uma avaliação centrada em políticas e práticas de inclusão de alunos com deficiência visual no ensino primário | en_US |
dc.type | thesis | en_US |
dc.description.resumo | This dissertation, titled Inclusive Education in Mozambique: an evaluation focused on policies and practices for including students with visual disabilities in Primary Education, was prepared as part of the completion of the Master's Degree in Inclusive Education. Its objective was to evaluate the policies and educational practices for including students with visual disabilities in primary education at the Solidariedade Secondary School, identifying challenges and opportunities for effective implementation. The central problem of the study essentially consists of seeking explanations based on these practices and the challenges in their operationalization. This is a qualitative study, from an exploratory perspective, and it involved the participation of managers, teachers, and parents and guardians, using observation and interview techniques. The study shows that the resource room promotes pedagogical and learning support for students with visual disabilities, although they face difficulties in the process of integrating activities into regular classes. Thus, the presence of these barriers suggests the need for future studies focused on the practical analysis of the implementation of inclusive policies, from the perspective of those who directly experience inclusion in the school environment. | en_US |
Appears in Collections: | DP - FACED - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Xavier, Cecília F. de Jesus.pdf | 971.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.