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dc.contributor.advisorZeelen, Jacques-
dc.contributor.advisorLinden, Johanna van der-
dc.contributor.authorSaúde Júnior, Artur Neves-
dc.date.accessioned2021-09-06T08:37:35Z-
dc.date.available2021-09-06T08:37:35Z-
dc.date.issued2005-09-14-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/405-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação de Adultosen_US
dc.description.abstractThis study evaluates the Professional training programs in the courses given at the Professional Training Center of the Unia Geral de Cooperativas located in the city of Maputo. This evaluation arises from the need to verify to what extent the application of the knowledge obtained by the cooperatives in the courses received contributes to minimize their effects of poverty and improve their living conditions. To evaluate the program, the Agriculture and Literacy courses were chosen. The developed and qualitative study generates a contextualization of the intervention of the General Union of Cooperatives in responding to the challenges outlined by the Government of Mozambique (GM) to fight poverty through the education and agriculture sectors, betting on the qualification of its members. Through questionnaires addressed to trainers and trainees, reading documents and the recommended bibliography, we seek to understand the effectiveness of the programs of these courses in solving the problems that eventually concern the cooperatives in the sustainable use of their parcels of land that have as a survival resource . Theoretical support is based on readings on pedagogical guidelines for adult learning, professional training in organizations, concepts on literacy, the multifunctionality of agriculture and also the experiences of two associations of peasants who solve their social problems, satisfying the basic needs of peasants. The study conclusions recommend the need to improve the professional training programs of the General Union of Cooperatives, which should be geared towards satisfying the individual motivations of the trainees and those of the organization. The final product of the research and subject to consultation with professional training institutions that are, dedicated to the professionalization of peasants(TRADUÇÃO NOSSA)en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectUnião Geral de Cooperativasen_US
dc.subjectFormação profissionalen_US
dc.subjectCombate a pobrezaen_US
dc.subjectProfissionalização de camponesesen_US
dc.titleAvaliação do programa de formação na União Geral de Cooperativasen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoO presente estudo avalia os programas de formação Professional nos cursos ministrados no Centro de Formação Profissional da Unia Geral de Cooperativas localizado na cidade de Maputo. Esta avaliação surge da necessidade de se verificar ate que ponto a aplicação dos conhecimentos obtidos pelos cooperativistas nos cursos recebidos contribui para minimizar os seus efeitos de pobreza e melhorar as suas condições de vida. Para avaliação do programa foram escolhidos os cursos de Agricultura e Alfabetização. O estudo desenvolvido e qualitativo e de uma forma gera contextualiza a intervenção da União Geral de Cooperativas na resposta aos desafios traçados pelo Governo de Moçambique (GM) de combate a pobreza através dos sectores da educação e agricultura, apostando na qualificação dos seus associados. Através de questionários dirigidos aos formadores e formandos, de leitura de documentos e da bibliografia aconselhada procura-se entender a eficácia dos programas destes cursos na solução dos problemas que eventualmente preocupam os cooperativistas no uso sustentável das suas parcelas de terra que tem como recurso de sobrevivência. O suporte teórico barria-se em leituras feitas sobre orientações pedagógicas de aprendizagens de adultos, formação profissional em organizações, conceitos sobre alfabetização, a multifuncionalidade da agricultura e também experiencias de duas associações de camponeses que solucionam os seus problemas sociais, satisfazendo as necessidades básicas dos camponeses. As conclusões de estudo recomendam a necessidade de melhoramento dos programas de formação profissional da União Geral de Cooperativas que dêem estar orientadas para a satisfação das motivações individuais dos formandos e dos da organização. O produto final da investigação e objecto de consulta para instituições de formação profissional que estejam, vocacionadas para a profissionalização de camponesesen_US
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