Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1484
Title: Estudo das percepções das crianças sobre o ensino bilingue no distrito de Boane
Authors: Muianga, Baltazar
Momade, Hélvia Vanuza Mathe
Keywords: Ensino bilingue
Língua local
Percepções sociais
Issue Date: May-2025
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: O presente trabalho buscou compreender as percepções das crianças sobre o ensino bilingue na província de Maputo: caso dos alunos da Escola Primária Completa de Mahubo Km14, no distrito de Boane. O objectivo do estudo era de analisar a percepção sobre o ensino bilingue no distrito de Boane em crianças que frequentam a 6a classe. No que tange a metodologia adoptada, a pesquisa é de natureza qualitativa, realizada na Escola Primária Completa de Mahubo km 14, tendo se recorrido à pesquisa documental e bibliográfica, trabalho de campo que consistiu em observação directa, aplicação de entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão focal. Os dados foram analisados com recurso as teorias de representação social de Moscovici (2007) e da reprodução interpretativa defendida por Corsaro (2002, 2011). O estudo mostrou que as percepções das crianças sobre o ensino bilingue são divergentes. Com efeito, há dois grupos, um que concorda que é bom aprender na língua local e há necessidade de aprender na língua local porque facilmente a criança se envolve e participa nas aulas e, um grupo que não gosta do ensino bilingue porque a língua local não é a sua primeira língua e não é usual em casa, para além de ser proibido o seu uso, aliado à vergonha de falar a mesma. As percepções das crianças sobre o ensino bilingue são também influenciadas pelo ambiente em que as crianças se encontram inseridas, tanto de casa como da escola, de casa a aceitabilidade ou não dos pais influenciam muito na sua percepção e a forma como o processo é conduzido na escola também influencia na sua percepção e apetência pelo aprendizado na língua.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1484
Appears in Collections:DS - FLCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Momade, Hélvia Vanuza Mathe.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.