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http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1455
Title: | O ensino da colocação pronominal: subsídios para uma intervenção didáctica aplicada ao ensino secundário geral |
Authors: | Siopa, Conceição Nhaguilunguane, António Marcos |
Keywords: | Processo de ensino e aprendizagem Língua portuguesa Português de Moçambique Oficina gramatical Colocação Pronome clitico Acquisition critical area Teaching and learning process General secondary education Grammar workshop |
Issue Date: | 1-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade Eduardo Mondlane |
Abstract: | A colocação do pronome clítico é uma das áreas críticas de aquisição do Português de Moçambique (Gonçalves, 2010), implicando, por isso, a planificação de um conjunto de acções didácticas, quer para melhorar a competência linguística desta população, na área referida, quer para verificar, com base nos resultados de sequências e/ou dispositivos didácticos, o efeito obtido na competência linguística do grupo alvo e avaliar a e adequação das oficinas aos alunos do ESG. Para o efeito, como objectivo geral, propõe- se a construção e aplicação de um instrumento didáctico que ajude a solucionar os problemas que os alunos do ESG encontram na colocação do pronome clítico. Relativamente à metodologia adoptada, no sentido de responder às questões deste estudo, esta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como população e uma amostra de 10 estudantes da 11a classe da Escola Secundária Josina Machel, seleccionados aleatoriamente. Pela natureza da pesquisa, os dados são recolhidos a partir de: i) inquérito sociolinguístico para obtenção do perfil sociolinguístico dos alunos; ii) teste de produção provocada para elicitação dos dados e formação do corpus; iii) oficina gramatical como dispositivo de intervenção didáctica; e iv) produção textual para a avaliação da aprendizagem realizada após a intervenção. Os dados obtidos foram transformados e convertidos com recurso à Google Forms e folhas excel. Como resultado, verificou-se que a oficina aplicada aos alunos do ESG dá indícios de que este dispositivo didáctico ajuda a intervir no processo de aquisição dos padrões de colocação do pronome clítico. Constatou-se também que este dispositivo didáctico é adequado ao ESG, uma vez que o retorno dos alunos no âmbito do inquérito de percepção foi positivo. Assim, é necessário que a aplicação da oficina seja sistemática e não pontual, porque, conforme constatado, no ESG, nem as oficinas, nem a escrita são trabalhadas |
URI: | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1455 |
Appears in Collections: | DLL - FLCS - Dissertações de Mestrado |
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