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http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1415
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Guissemo, Manuel | - |
dc.contributor.advisor | Silva, Lurdes Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | Mavota, Luís Isaías | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-23T09:28:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1415 | - |
dc.description.abstract | O Homem é um ser social, por isso dialógico, o que significa que ele necessita de interagir com o seu semelhante para satisfazer as suas necessidades, desde as mais simples até às mais complexas. Essa interacção é realizada com recurso à linguagem, seja verbal, não-verbal ou multimodal. As conversas, embora possam ser simétricas, comummente, têm em si subjacente o poder, enquanto capacidade de influenciar os outros. O poder decorre dos papéis sociais que os interlocutores ocupam nas organizações sociais, não sendo excepção a interacção de indivíduos de géneros diferentes. As assimetrias de poder na interacção conversacional manifestam-se através das escolhas linguísticas. É, portanto, neste contexto que surge a presente pesquisa intitulada “As conversações quotidianas e as assimetrias de poder entre homens e mulheres em Xificundri”, cujo objectivo central é analisar a ocorrência de assimetrias de poder com recurso a elementos linguísticos de natureza pragmática na interacção quotidiana entre homens e mulheres em diferentes domínios sociais. O estudo é qualitativo, tendo, fundamentalmente, recorrido à observação directa como principal técnica de recolha de dados, com destaque às gravações de conversas para a constituição do corpus e às entrevistas para esclarecer a ocorrência de alguns comportamentos de interlocutores durante as diferentes interacções conversacionais gravadas. O estudo foi realizado no bairro de Xificundri, localidade de Ngalundi, posto administrativo de Bobole, distrito de Marracuene, e os dados foram recolhidos nos domínios laboral, religioso, familiar e entretenimento. A pesquisa constatou que, na interacção entre homens e mulheres, existem assimetrias de poder, motivadas por diferentes factores sociais, destacando-se a função que os interlocutores exercem no meio social ou organizacional, razão por que não se pode afirmar, a priori, que, numa interacção, o poder é exercido pelos homens ou pelas mulheres. Os resultados do estudo mostram que, no DL, dependendo do contexto da conversa, existe, por um lado, uma tendência de ocultar o poder com recurso à polidez da face e ao não uso de actos directivos directos. Por outro, há tendência de se recorrer ao poder institucional para consubstanciar algum posicionamento. No DR, a tendência é contrária, havendo preocupação de se exercer o poder de diferentes maneiras, com destaque para a não produção de turnos adjacentes, o não uso de formas de tratamento por parte dos homens, a monopolização da fala e turnos excessivamente longos. Na família, o poder é decorrente do processo de socialização que se inculca nos membros da sociedade, colocando o homem sempre num lugar de poder, que se manifesta com recurso à deixis, actos de fala, estratégias de coortesia, entre outros. Por último, no domínio do entretenimento, as relações de poder revelaram-se ser de grau zero, havendo, porém, eventos de interacção em que os interlocutores, por alguma razão, reclamam o poder. O estudo conclui que o poder, dependendo do domínio e do papel social dos interlocutores, pode ser exercido tanto por homens, assim como por mulheres | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | en_US |
dc.rights | openAcess | en_US |
dc.subject | Assimetrias de poder | en_US |
dc.subject | Actos de fala | en_US |
dc.subject | Deixis social | en_US |
dc.subject | Cortesia e turno de fala | en_US |
dc.subject | Interacção | en_US |
dc.title | As conversações quotidianas e as assimetrias de poder entre homens e mulheres em Xificundri | en_US |
dc.type | thesis | en_US |
dc.description.embargo | 2025-05-22 | - |
dc.description.resumo | Man is a social being, therefore dialogical, which means that he needs to interact with his fellows to satisfy his needs, from the simplest to the most complex ones. This interaction occurs through language use, whether verbal, non-verbal or multimodal. Talks-in interaction, although they may be symmetrical at times, generally power also underlies them. This means the ability to influence others. Power arises from the social roles/positions that the interlocutors occupy in social organizations, with the interaction of individuals of opposite genders being no exception. Power asymmetries in talk-in-interaction manifest themselves through linguistic choices. It is, therefore, in this context that the present research entitled “Daily conversations and power asymmetries between men and women in Xificundri” arises, whose central objective is to analyze the occurrence of power asymmetries through linguistic elements of pragmatic nature in the daily interaction between men and women in different social domains. The study is qualitative and the main technique employed for data collection is direct observation, which consisted of using interviews and recordings of conversations to create the corpus so as to clarify some of the interlocutors' behaviors during the different assisted/recorded interactions. The Data were collected in four social domains namely – work, religious, family and entertainment, in the neighbourhood of Xificundri, Ngalundi, administrative post of Bobole, Marracuene district. The research findings show that, in the interaction between men and women, there are, indeed, asymmetries of power, motivated by different social factors, with special emphasis on the role or function that the interlocutors occupy in a given organization, although it is not possible to state a priori that power is either exercised by men or women. It was also concluded that, at the workplace, depending on the context of the conversation, there is, on the one hand, tendency to hide power by resorting to politeness and not using direct directive acts. On the other hand, there is a tendency to resort to institutional power to assert a position. In the religious domain, the trend is opposite, with concerns about exercising power in different ways, with emphasis on the non-production of adjacent turns, the non-use of forms of address by men, and the monopolization of speech by making it excessively long. In the family, power derives from the socialization process that is inculcated in members of society, always placing men in the position of power, which manifests itself through the use of deixis, speech acts, courtesy strategies, among others. Finally, in the entertainment domain, power relations generally revealed themselves to be of zero degree, with, however, interaction events in which some of the interlocutors, for some reason, claim power. In general, the study concludes that power can be exercised either by men or women, depending on the domain and social roles played by the interlocutors’ involved. Therefore, it can’t be assumed that during interaction with women, men are the ones who exercise power | en_US |
Appears in Collections: | DLL - FLCS - Dissertações de Mestrado |
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