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dc.contributor.advisorBauaze, Evangelina Namburete-
dc.contributor.advisorRosales, Elder Lorenzo-
dc.contributor.authorBuque, Helena Agostinho-
dc.date.accessioned2024-12-02T09:57:28Z-
dc.date.available2024-12-02T09:57:28Z-
dc.date.issued2024-08-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1153-
dc.description.abstractO Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma emergência cerebrovascular que representa uma das principais causas de mortalidade e incapacidade em todo o mundo. Apesar de sua relevância clínica, o Hospital Central de Maputo carece de um serviço especializado para o atendimento de pacientes com AVC, o que resulta em atraso no diagnóstico e manejo adequado dos casos. Objectivo: este estudo teve com objetivo descrever o circuito de atendimento intra-hospitalar actual, avaliar o tempo médio de espera para internamento e realização de exames diagnósticos do paciente com AVC após a admissão, e por fim propor um fluxograma de atendimento dos pacientes com AVC a ser usado no serviço de urgências do HCM seguindo as recomendações da Organização Mundial do AVC. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa quantitativa mista, que incluiu análise de dados retrospectivos de forma transversal. Foi feita revisão dos processos clínicos e aplicado um inquérito aos profissionais de saúde que atendem pacientes com AVC no serviço de urgência do HCM. Resultados: Observou-se a ausência de um circuito especializado para atendimento aos pacientes com AVC no HCM. Além disso, o tempo médio de espera de um paciente admitido com AVC foi de 9 horas no serviço de urgência, e o tempo de realização de exames diagnósticos após admissão do paciente variou de 3 a 5 horas. Conclusão: Não existe um circuito especializado para atendimento aos pacientes com AVC no serviço de urgência do HCM fato que implica um atraso considerável na confirmação do diagnóstico de AVC por imagem e na realização dos exames laboratoriais aos paciente com AVC após admissão. Consequentemente, prejudica se o manejo atempado dos casos. Benefício: Este estudo traz uma proposta clara e realística de criação de uma "via verde" de AVC no HCM, que garantirá um encaminhamento rápido e prioritário dos pacientes com AVC, bem como a implementação de uma unidade especializada em AVC para um cuidado multidisciplinar e integrado que, com a sua implementação, espera se contribuir para reduzir o atraso no tratamento, contribuindo assim para a desfecho favorável e funcional dos pacientes de forma a contribuir para reduzir o peso do AVC sobre o sistema nacional de saúde e sociedade.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectAcidente vascular cerebralen_US
dc.subjectServiço de urgência do HCMen_US
dc.subjectFluxograma de atendimentoen_US
dc.subjectCircuito intra-hospitalaren_US
dc.subjectSpecialized stroke Pathwayen_US
dc.titleCircuito intra-hospitalar dos doentes com acidente vascular cerebral - AVC e proposta de fluxograma de atendimento, no serviço de urgência do Hospital Central de Maputo, Moçambiqueen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoIntroduction: Stroke is a cerebrovascular emergency that represents one of the leading causes of mortality and disability worldwide. Despite its clinical significance, the Central Hospital of Maputo lacks a specialized service for stroke patient care, resulting in delays in diagnosis and proper management of cases. Objective: This study aimed to describe the current in-hospital care pathway, assess the average waiting time for admission and diagnostic tests for stroke patients after admission, and finally propose a care flowchart for stroke patients to be used in the HCM emergency service following the recommendations of the World Stroke Organization. Methodology: A mixed quantitative research was conducted, including retrospective data analysis in a cross-sectional manner. A review of clinical records was performed, and a survey was administered to healthcare professionals attending stroke patients in the HCM emergency department. Results: The absence of a specialized care pathway for stroke patients at HCM was observed. Additionally, the average waiting time for a patient admitted with a stroke was 9 hours in the emergency service, and the time for conducting diagnostic tests after patient admission ranged from 3 to 5 hours. Conclusion: There is no specialized care pathway for stroke patients in the HCM emergency service, resulting in a considerable delay in confirming the stroke diagnosis through imaging and conducting laboratory tests for stroke patients after admission. Consequently, this hinders the timely management of cases. Benefit: This study presents a clear and realistic proposal for creating a "stroke green pathway" at HCM, which will ensure rapid and priority referral of stroke patients, as well as the implementation of a specialized stroke unit for multidisciplinary and integrated care. With its implementation, it is expected to contribute to reducing treatment delays, thereby improving the favourable and functional outcomes of patients, and ultimately reducing the stroke burden on the national health system and societyen_US
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