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Title: Occupational safety and environment in operations at Maputo port development company. the case of tires damage in terminal tractors and trailers
Authors: Zacarias, Orlando
Narciso, Narciso Soares
Keywords: HSE
MPDC Operations
Tire losses
Terminal tractor
FMEA
Scrap tires
Issue Date: 1-Apr-2023
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: A Segurança Ocupacional e Meio Ambiente numa empresa, garantem o bem estar físico e psicológico dos trabalhadores durante a execução do trabalho, bem como a preservação do meio ambiente. Este trabalho de pesquisa pretende estudar a segurança ocupacional e meio ambiente nas operações da Maputo Port Development Company (MPDC), considerando o caso da danificação de pneus dos tractores de terminal e atrelados. Deste modo pretende-se determinar as causas da danificação de pneus de tractores de terminal e atrelados, propondo medidas de controle e garantir as condições de segurança para os trabalhadores na área operacional. Por outro lado, o estudo é complementado, pela verificação das alternativas de reaproveitamento de pneus danificados, que constituem um grave problema ambiental para gestão e destino dos mesmos. Para o alcance dos objectivos da pesquisa, foi feita uma abordagem metodológica qualitativa com uso da revisão bibliográfica e colecta de dados operacionais da MPDC. Na análise dos dados foi aplicada a ferramenta de Análise de Modos e Efeitos de Falha (FMEA). Para melhor estruturar o FMEA, utilizou-se as ferramentas da qualidade, tais como: Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto e plano de acção 5W1H. Pela análise quantitativa usando metodologia FMEA para deteriminação do RPN (Risk Priority Number) e posterior ilustração gráfica pelo Diagram de Pareto, foi possível identificar os factores “poucos vitais” (que merecem mais atenção), e constituem as principais causas para danificação dos pneus dos tractores de terminal e atrelados que correspondem a 80% dos problemas, e factores “muitos úteis” (embora úteis conhecer tem, têm um efeito relativamente menor). Identificou-se que as causas prioritárias para danificação dos pneus no estudo em causa estavam relacionadas com os falhas C1, C8, C11, C10, C6, C4 e C5 (segundo tabela 9). Usando a ferramenta 5W1H, foi elaborado um plano de ação correctiva e preventiva, para mitigação das causas que contribuem significativamente para a danificação dos pneus. A geração de quantidades significativa de resíduos dos pneus é um desafio para o mundo e Moçambique em particular. Portanto, a limitação de alternativas para reutilização e reciclagem de pneus estão relacionadas a falta de industrias de regeneração de resíduos de borracha, bem como a complexidade no processo para exportação. Como alternativas de reutilização de pneus danificados, a MPDC usa pneus interiros para protecção contra errosão costeira e delimitação de áreas.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/820
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