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dc.contributor.advisorZacarias, Orlando-
dc.contributor.authorNarciso, Narciso Soares-
dc.date.accessioned2023-10-19T09:47:46Z-
dc.date.issued2023-04-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/820-
dc.description.abstractA Segurança Ocupacional e Meio Ambiente numa empresa, garantem o bem estar físico e psicológico dos trabalhadores durante a execução do trabalho, bem como a preservação do meio ambiente. Este trabalho de pesquisa pretende estudar a segurança ocupacional e meio ambiente nas operações da Maputo Port Development Company (MPDC), considerando o caso da danificação de pneus dos tractores de terminal e atrelados. Deste modo pretende-se determinar as causas da danificação de pneus de tractores de terminal e atrelados, propondo medidas de controle e garantir as condições de segurança para os trabalhadores na área operacional. Por outro lado, o estudo é complementado, pela verificação das alternativas de reaproveitamento de pneus danificados, que constituem um grave problema ambiental para gestão e destino dos mesmos. Para o alcance dos objectivos da pesquisa, foi feita uma abordagem metodológica qualitativa com uso da revisão bibliográfica e colecta de dados operacionais da MPDC. Na análise dos dados foi aplicada a ferramenta de Análise de Modos e Efeitos de Falha (FMEA). Para melhor estruturar o FMEA, utilizou-se as ferramentas da qualidade, tais como: Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto e plano de acção 5W1H. Pela análise quantitativa usando metodologia FMEA para deteriminação do RPN (Risk Priority Number) e posterior ilustração gráfica pelo Diagram de Pareto, foi possível identificar os factores “poucos vitais” (que merecem mais atenção), e constituem as principais causas para danificação dos pneus dos tractores de terminal e atrelados que correspondem a 80% dos problemas, e factores “muitos úteis” (embora úteis conhecer tem, têm um efeito relativamente menor). Identificou-se que as causas prioritárias para danificação dos pneus no estudo em causa estavam relacionadas com os falhas C1, C8, C11, C10, C6, C4 e C5 (segundo tabela 9). Usando a ferramenta 5W1H, foi elaborado um plano de ação correctiva e preventiva, para mitigação das causas que contribuem significativamente para a danificação dos pneus. A geração de quantidades significativa de resíduos dos pneus é um desafio para o mundo e Moçambique em particular. Portanto, a limitação de alternativas para reutilização e reciclagem de pneus estão relacionadas a falta de industrias de regeneração de resíduos de borracha, bem como a complexidade no processo para exportação. Como alternativas de reutilização de pneus danificados, a MPDC usa pneus interiros para protecção contra errosão costeira e delimitação de áreas.en_US
dc.language.isoengen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectHSEen_US
dc.subjectMPDC Operationsen_US
dc.subjectTire lossesen_US
dc.subjectTerminal tractoren_US
dc.subjectFMEAen_US
dc.subjectScrap tiresen_US
dc.titleOccupational safety and environment in operations at Maputo port development company. the case of tires damage in terminal tractors and trailersen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2023-10-01-
dc.description.resumoOccupational Safety and Environment in a company ensures physical and psychological well-being for employees while they are performing their duties as well as preserves the environment. This research work aimed at studying the occupational safety and environment at Maputo Port Development Company (MPDC) Operations considering a case study of tires damage in terminal tractors and trailers. In this way, the aim is to determine the causes of damage to tires on terminal tractors and trailers proposing control measures and guaranteeing safety conditions for workers in the operational area. By other side the study is complemented by the verification of alternatives for reuse of damaged tires, which present a serious environmental problem for their management and destination. To reach the research objectives, a qualitative methodological approach was employed using a bibliographical review and collection of operational data from the MPDC. In the data analysis, the quantitative tool Failure Modes, and Effects Analysis (FMEA) was applied. For better structuring the FMEA, was used the quality tools, such as: Brainstorming, Ishikawa Diagram, Pareto Diagram and 5W1H action plan. Through the quantitative analysis using FMEA methodology to determine the RPN (Risk Priority Number) and subsequent graphic illustration by the Pareto Diagram, it was possible to identify the “few vital” factors (the factors that warrant the most attention), and which constitute the main causes for the damage of tires in terminal tractors and trailers which correspond to 80% of the problems, and “very useful” factors (while useful to know, have a relatively minor effect). It was identified that the priority causes for the damage of tires in the case study were related to failures C1, C8, C11, C10, C6, C4 and C5 (according to table 9). Using tool 5W1H, was developed a corrective and preventive action plan, to mitigate the causes that contribute significantly to tire damage. The generation of significant amounts of tire waste is a challenge for the world and Mozambique in particular. Therefore, the limitation of alternatives for reusing and recycling tires are related to the lack of rubber waste regeneration industries, as well as the complexity in the process for export. As alternatives for reuse of damaged tires, MPDC uses whole tires to protect against coastal erosion and to delimit areas.en_US
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