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dc.contributor.advisorGonçalves, António Cipriano Parafino-
dc.contributor.authorChirindza, Delisa Angelina-
dc.date.accessioned2023-03-16T12:57:54Z-
dc.date.available2023-03-16T12:57:54Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/741-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to verify the access and inclusion of talented candidates in higher education in the School of Communication and Arts (Escola de Comunicação e Artes) of Eduardo Mondlane University. It was a qualitative study supported by combination of methods and techniques of data collection, in order to offer a panoramic overview of Higher Education Institution of arts in Mozambique within its evaluation and selection processes of admission exams of talented candidates in music and theater courses at Eduardo Mondlane University. It was undertaken a comparative approach to focus on performative courses in the period between 2012 and 2018, because there were made changes in these courses especially in the management of admission exams, available places, and curriculum reforms. There were used semi-structured interviews to four categories of participants in the study, namely, courses directors; exams elaboration commission; evaluators; and members of Admissions Department of UEM. It was applied an statistic compilation of data method of admission reports from 1999 to 2018 and two papers of admission exams from 2012 to 2018. Through this research it was possible to see that in legal terms, in Mozambique there are not regulations regarding inclusion of talented people. Within UEM and ECA there are no inclusive models of admission exams, selection, and access conditions and other condiments of identification of talented candidates and with potential to higher abilities in arts and other areas of knowledge.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectAcesso ao ensino superioren_US
dc.subjectExames de admissãoen_US
dc.subjectCursos de artesen_US
dc.titleAnálise do acesso e inclusão de candidatos com talento nos cursos de artes na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane: legislação, os processos avaliativos e selectivos nos exames de admissãoen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoO presente estudo tem como objectivo averiguar sobre o acesso e inclusão dos candidatos com talento no ensino superior nos cursos de artes na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Tratou-se, de um estudo qualitativo, com recurso métodos e técnicas combinadas na recolha de dados, a fim de oferecer um panorama da situação das Instituições de Ensino Superior (IES) de artes em Moçambique, quanto aos processos de avaliação e selecção nos exames de admissão de candidatos com talento nos cursos de Música e Teatro na Universidade Eduardo Mondlane. Realizou-se uma abordagem comparativa com foco nos cursos performativos, Música e Teatro da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, nos períodos de 2012 à 2018 pelo facto de terem ocorrido neste intervalo mudanças nos cursos de Artes na ECA-UEM no que concerne a gestão dos processos de exame de admissão, vagas e ingressos e reformas curriculares. As entrevistas semi-estruturadas foram aplicadas a quatro categorias de participantes do estudo, nomeadamente: directores dos cursos das artes da ECA (2); comissão de elaboração dos exames de admissão dos cursos das artes da ECA (5); Júri de avaliação dos exames práticos dos cursos das artes da ECA (9) e; Corpo técnico administrativo do Departamento de Admissão à UEM (2). Para complementar a informação colhida dos participantes, foi feita a análise e a compilação estatística de dados dos relatórios dos exames de admissão da UEM de 1999 á 2018 e das pautas dos exames de admissão da UEM de 2012 a 2018. Através da pesquisa realizada foi possível apurar que em termos legais, em Moçambique, não existe um trato legislativo em todos níveis de ensino que regule o direito à educação especial e inclusiva para pessoas com talento. Por sua vez, na UEM e, na ECA não existem modelos de exames de admissão inclusivos e selectivos e, condições de acesso diversificado para a identificação e reconhecimento de candidatos com talento e com potencial para altas habilidades nas artes e em outras áreas de conhecimento.en_US
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