Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/685
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMacuane, José Jaime-
dc.contributor.authorSantos, Rosete de Villanar Faustino Dos-
dc.date.accessioned2022-08-08T08:01:43Z-
dc.date.available2022-08-08T08:01:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/685-
dc.description.abstractA corrupção é um mal do qual enfermam muitos estados, existindo no entanto a necessidade do seu controlo e combate, facto que movimenta governos, instituições e cidadãos de forma colectiva e individual, no sentido de melhorar a governação, através do aumento da transparência. O sector público moçambicano não está isento deste mal, onde a corrupção manifesta-se nos diversos sectores. No entanto, este estudo cingiu-se na análise do impacto das medidas adoptadas pelo Governo de Moçambique no âmbito da reforma do sector público, tendo em conta que após algumas medidas introduzidas foi realizada a Pesquisa Nacional de Governação e Corrupção, que revelou a existência de índices críticos da corrupção. Nisto, o Governo adoptou outras medidas anti-corrupção, com destaque para a Estratégia Anti-corrupção. Com efeito, mais tarde foi realizada a Segunda Pesquisa Nacional de Governação e Corrupção que revelou a prevalência da corrupção, com enfoque para algumas áreas como a da prestação de serviços públicos em particular na Polícia e nas Alfândegas, o que desperta a preocupação em perceber o porquê da prevalência da corrupção mesmo com as medidas adoptadas pelo Governo para o seu combate. Nesse contexto, o presente estudo privilegiou a pesquisa bibliográfica e a documental. Por tratar-se de estudo de caso também privilegiou a entrevista semi-estruturada dirigida à alguns funcionários públicos prestadores de serviços, especificamente a Polícia e as Alfândegas, assim como alguns utentes destas duas áreas. Assim, aplicada metodologia acima mencionada, o estudo permitiu a percepção de que a prevalência da corrupção é possibilitada pela limitada capacidade do supervisor em controlar seus funcionários no exercício das suas funções, sobretudo no cumprimento das normas e na sua colaboração no processo de implementação das reformas de combate à corrupção. Esta conclusão também apoia-se na teoria do Principal-agente, defendida pelos autores (Brehm e Gates 1997), que será exaustivamente explorada no capítulo que trata do enquadramento teórico e em outras partes do presente estudo. Do momento, importa realçar que persiste ainda a necessidade de se criar incentivos que garantam que funcionários públicos se sintam atraídos pelo dever do bem servir e desincentivos de modo a desencorajar actos corruptos, partindo do pressuposto de que a supervisão só produz resultados desejados quando os agentes se identificam com os processos em curso, e não pela imposição do supervisor.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectCorrupçãoen_US
dc.subjectCombateen_US
dc.subjectSector públicoen_US
dc.subjectImpacto e reformasen_US
dc.titleO impacto das medidas do governo no combate à pequena corrupção no sector público no período 2004-2010: um olhar sobre os subornos na prestação dos serviços públicosen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoCorruption is a matter that affect many states, having a need of control and combat it, situation that move governments, institutions and collective and individual citizens to improve the governing , through the transparency. The Mozambican public sector is not beyond this matter, where the corruption is manifest in varied sectors. However, this study was circumscribed in the analysis of the impact of the measures adopted by the Mozambican Government in the scope of public sector improvement, knowing that after introduction of some measures were realized the Nation Governing and Corruption Research that has revealed the existence of critic indices of corruption. Thus, the government has adopted other anti-corruption measures such as the Anti-Corruption Strategy. Further, were taken in action the second Nation Governing and Corruption Research that revealed the prevalence of the corruption with detach for areas such as public service rendered in particular the police and custom-house, fact that awaken the preoccupation and desire of knowing why the corruption prevails even with the measures adopted by the government to combat it. In this context, this study has privileged the bibliographical and documental research. Because it is a case study also favored the semi-structured interview addressed to some public servants service providers specifically the Police and Customs, as well as some users of these two areas. After applied the methodologies above, the study allow understanding that the prevalence of corruption is enabled by the supervisor’s limited capacity of controlling his staff in the exercise of their functions, mainly in the accomplishments of the rules and collaboration in the process e of implementation on the corruption combat reforms. This conclusion also relies on Principal-agent theory, advocated by the authors (Brehm and Gates 1997), which will be thoroughly explored in the chapter that deals with the theoretical framework and other parts of this study. The moment it is noted that there are still the need of creating incentives that guarantee that the public worker feel attracted by the duty of good serving and unstimulating the corruption acts, assuming that the supervision just produce the desired results when the workers identify themselves with the process and not with the imposing of supervision.en_US
Appears in Collections:DCPAP - FLCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Santos, Rosete de Villanar Faustino Dos.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.