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Title: Analise dos custos de transacção na comercialização do milho pelo sector familiar
Authors: Mlay, Gilead
Cossa, Isabel Paulo
Keywords: Sector familiar
Comercialização do milho
Custos de transacção
Issue Date: Oct-2003
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: O principal objectivo do estudo e de analisar a influencia dos custos de transacção na decisão das famílias de participar na venda de milho, assim como nos níveis de venda. A identificação de tais factores poderá ajudar nos esforços levados a cabo no sentido de criar um ambiente favorável aos pequenos produtores para participarem no mercado. Acima de tudo, e do interesse do governo, remover as barreiras na comercialização agrícola por forma a integrar os pequenos produtores. O presente trabalho, seguiu o modelo desenvolvido por Key e tal (2000), que estabelece uma distinção entre custos de transacção fixos e custos de transacção variáveis. Os custos de transacção fixos influenciaram a decisão de participar no mercado e os custos de transacção variáveis influenciaram os níveis de venda. A participação foi modelada usando o probit para a decisão de participar e o método de Heckman em duas etapas, para os níveis de participação. Para a realização do presente trabalho foram usados dados do TIA 2002. Os resultados indicam que o padrão de participação no mercado e influenciado positivamente pelos seguintes factores: informação sobre preços e mercados o contacto com agentes de extensão, género do chefe do agregado familiar, tamanho da machamba, o associativismo e a região de produção. Estes factores influenciam a participação significativamente. As variáveis que se associam negativamente com a participação são a idade do chefe do agregado familiar, o tamanho da família e o trabalho renumerado. O aumento no tamanho da família tende a desencorajar avenda de milho, uma vez que e também importante para a alimentação. Em relação aos níveis de participação, os resultados indicam que o sexo, idade tamanho da família, tamanho da machamba e o trabalho extra-agricola, associam0se positivamente com os níveis de venda. Destes factores, o tamanho da machamba tem um efeito significativo nos níveis de participação.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/651
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