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dc.contributor.advisorMlay, Gilead-
dc.contributor.authorCossa, Isabel Paulo-
dc.date.accessioned2022-07-18T09:13:18Z-
dc.date.available2022-07-18T09:13:18Z-
dc.date.issued2003-10-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/651-
dc.description.abstractO principal objectivo do estudo e de analisar a influencia dos custos de transacção na decisão das famílias de participar na venda de milho, assim como nos níveis de venda. A identificação de tais factores poderá ajudar nos esforços levados a cabo no sentido de criar um ambiente favorável aos pequenos produtores para participarem no mercado. Acima de tudo, e do interesse do governo, remover as barreiras na comercialização agrícola por forma a integrar os pequenos produtores. O presente trabalho, seguiu o modelo desenvolvido por Key e tal (2000), que estabelece uma distinção entre custos de transacção fixos e custos de transacção variáveis. Os custos de transacção fixos influenciaram a decisão de participar no mercado e os custos de transacção variáveis influenciaram os níveis de venda. A participação foi modelada usando o probit para a decisão de participar e o método de Heckman em duas etapas, para os níveis de participação. Para a realização do presente trabalho foram usados dados do TIA 2002. Os resultados indicam que o padrão de participação no mercado e influenciado positivamente pelos seguintes factores: informação sobre preços e mercados o contacto com agentes de extensão, género do chefe do agregado familiar, tamanho da machamba, o associativismo e a região de produção. Estes factores influenciam a participação significativamente. As variáveis que se associam negativamente com a participação são a idade do chefe do agregado familiar, o tamanho da família e o trabalho renumerado. O aumento no tamanho da família tende a desencorajar avenda de milho, uma vez que e também importante para a alimentação. Em relação aos níveis de participação, os resultados indicam que o sexo, idade tamanho da família, tamanho da machamba e o trabalho extra-agricola, associam0se positivamente com os níveis de venda. Destes factores, o tamanho da machamba tem um efeito significativo nos níveis de participação.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectSector familiaren_US
dc.subjectComercialização do milhoen_US
dc.subjectCustos de transacçãoen_US
dc.titleAnalise dos custos de transacção na comercialização do milho pelo sector familiaren_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe main objective of the study is to analyze the influence of transaction costs on households' decision to participate in the sale of maize, as well as on sales levels. The identification of such factors could help in efforts to create a favorable environment for smallholders to participate in the market. Above all, and in the government's interest, to remove barriers to agricultural marketing in order to integrate smallholders. The present work followed the model developed by Key et al (2000), which distinguishes between fixed transaction costs and variable transaction costs. Fixed transaction costs influenced the decision to participate in the market and variable transaction costs influenced sales levels. Participation was modeled using the probit for the decision to participate and the two-step Heckman method for levels of participation. For the accomplishment of the present work, data from the TIA 2002 were used. The results indicate that the pattern of market participation is positively influenced by the following factors: information on prices and markets, contact with extension agents, gender of the head of the household, size of the machamba, associativism and the region of production. These factors influence participation significantly. The variables that are negatively associated with participation are the age of the head of the household, family size and paid work. The increase in family size tends to discourage the sale of maize, as it is also important for food. Regarding participation levels, the results indicate that sex, age, family size, farm size and extra-agricultural work are positively associated with sales levels. Of these factors, farm size has a significant effect on participation levels.en_US
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