Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/625
Title: Utilização das expressões idiomáticas do changana em composições musicais: para uma análise da música ligeira moçambicana do sul de Moçambique
Authors: Nhaombe, Henrique
Mauelele, António Armando
Keywords: Expressões idiomáticas
Música
Uso social apropriado da linguagem
Idioms
Music
Appropriate social use of language
Issue Date: Apr-2021
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: O tema do presente trabalho assenta nas expressões idiomáticas, no contexto da música ligeira moçambicana, e aborda o uso das expressões idiomáticas em composições musicais cantadas em Changana. Com o título “Utilização das expressões idiomáticas do Changana em composições musicais: Para uma análise da música ligeira moçambicana do sul de Moçambique”, o estudo busca perceber a função e o significado atribuídos às expressões idiomáticas quando empregues nas composições do Changana, pois hà diversidade interpretativa das mesmas, o que contrasta com Lacerda (2004), ao referir que: as expressões idiomáticas adquirem uma importância singular como manifestação expressiva, racional e quase sempre normativa, e ao utilizá-las, o falante identifica-se com as convenções sociais e pode levar sua audiência, uma vez que tal uso reflete os valores filiais existentes em uma dada sociedade, Nhaombe (2002, 2006). Este contraste suscitou-nos o interesse neste estudo, pois várias questões surgiram a respeito desta roptura, com destaque para a seguinte: Que funções desempenham as expressões idiomáticas de changana quando empregues na música ligeira moçambicana? Para concretização da presente pesquisa, usou-se os métodos indutivo e dedutivo. O Primeiro método (Indutivo), ajudou-nos a perceber a função de cada expressão, partindo da intensão do falante inunciador à percepção do falante ouvinte, através da operação mental que consistiu em estabelecer uma verdade universal ou uma referência geral com base no conhecimento de certo número de dados singulares. O segundo método (Dedutivo), ajudou-nos a deduzirmos certos fenómenos decorrentes da pesquisa, pelo facto deste ter como objectivo explicar o conteúdo das premissas. Isto é, por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular. A demais, nos socoremos do método estatísticao para casos de representação de maior número de informantes a mesma entrevista, como é o caso dos líderes religiosos e comunitários. Para a recolha de dados recoremos ao termo instrumento enquanto objecto palpável utilizado nas diversas técnicas para obter os dados. Portanto, socorremos-nos das seguintes técnicas: (i) Pesquisa documental e (ii) introspecção. Socorremos-nos ainda do seguinte instrumento: entrevista semi-estruturada. Na nossa análise, iniciamos pela apresentação do Corpus oferecido pelos dados obtidos nas letras das músicas em estudo e de seguida a apresentação das sensibilidades dos músicos. A análise e interpretação de dados, cingiu-se pela abordagem Social da linguagem, tendo em conta a Teoriados actos de fala, postulada por Searle (1969 a 1979), e que assenta no princípio de que quando o locutor pronuncia uma determinada frase, num contexto específico, executa, implícita ou explicitamente, actos como afirmar, avisar, ordenar, perguntar, pedir, prometer, criticar, entre outros. Socorremo-nos também do princípio de cortesia e das Máximas Conversacionais de Grice (1975). Através da análise de conteúdo, o estudo concluiu que as expressões idiomáticas do changana, quando empregues na música ligeira moçambicana, apresentam três grupos de funções: (i) de uma única função, (ii) de dupla função e (iii) de tripla função. O primeiro grupo subdivide-se em 5 Sub- grupos: Sub-grupo – I, expressões utilizadas para criticar; Sub-grupo – II, expressões utilizadas para educar; Sub-grupo – III, expressões utilizadas para condenar; Sub-grupo – IV, expressões utilizadas para demonstrar uma glória/vitória e Sub-grupo – V, expressões idiomáticas utilizadas para prometer. O segundo grupo subdivide-se em 3 Sub-grupos: Sub-grupo – I, expressões utilizadas para criticar e educar simultaneamente; Sub-grupo – II, expressões utilizadas para educar e condenar simultaneamente e Sub-grupo – III, expressões idiomáticas com função de criticar e ironia/humor simultaneamente. O terceiro grupo, apresenta simplesmente expressões utilizadas para criticar, educar com ironia/humor. Conclui ainda que são expressões convencionalizadas.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/625
Appears in Collections:DLL - FLCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Mauelele, António Armando .pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.