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dc.contributor.advisorNhaombe, Henrique-
dc.contributor.authorMauelele, António Armando-
dc.date.accessioned2022-05-23T12:38:10Z-
dc.date.available2022-05-23T12:38:10Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/625-
dc.description.abstractO tema do presente trabalho assenta nas expressões idiomáticas, no contexto da música ligeira moçambicana, e aborda o uso das expressões idiomáticas em composições musicais cantadas em Changana. Com o título “Utilização das expressões idiomáticas do Changana em composições musicais: Para uma análise da música ligeira moçambicana do sul de Moçambique”, o estudo busca perceber a função e o significado atribuídos às expressões idiomáticas quando empregues nas composições do Changana, pois hà diversidade interpretativa das mesmas, o que contrasta com Lacerda (2004), ao referir que: as expressões idiomáticas adquirem uma importância singular como manifestação expressiva, racional e quase sempre normativa, e ao utilizá-las, o falante identifica-se com as convenções sociais e pode levar sua audiência, uma vez que tal uso reflete os valores filiais existentes em uma dada sociedade, Nhaombe (2002, 2006). Este contraste suscitou-nos o interesse neste estudo, pois várias questões surgiram a respeito desta roptura, com destaque para a seguinte: Que funções desempenham as expressões idiomáticas de changana quando empregues na música ligeira moçambicana? Para concretização da presente pesquisa, usou-se os métodos indutivo e dedutivo. O Primeiro método (Indutivo), ajudou-nos a perceber a função de cada expressão, partindo da intensão do falante inunciador à percepção do falante ouvinte, através da operação mental que consistiu em estabelecer uma verdade universal ou uma referência geral com base no conhecimento de certo número de dados singulares. O segundo método (Dedutivo), ajudou-nos a deduzirmos certos fenómenos decorrentes da pesquisa, pelo facto deste ter como objectivo explicar o conteúdo das premissas. Isto é, por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular. A demais, nos socoremos do método estatísticao para casos de representação de maior número de informantes a mesma entrevista, como é o caso dos líderes religiosos e comunitários. Para a recolha de dados recoremos ao termo instrumento enquanto objecto palpável utilizado nas diversas técnicas para obter os dados. Portanto, socorremos-nos das seguintes técnicas: (i) Pesquisa documental e (ii) introspecção. Socorremos-nos ainda do seguinte instrumento: entrevista semi-estruturada. Na nossa análise, iniciamos pela apresentação do Corpus oferecido pelos dados obtidos nas letras das músicas em estudo e de seguida a apresentação das sensibilidades dos músicos. A análise e interpretação de dados, cingiu-se pela abordagem Social da linguagem, tendo em conta a Teoriados actos de fala, postulada por Searle (1969 a 1979), e que assenta no princípio de que quando o locutor pronuncia uma determinada frase, num contexto específico, executa, implícita ou explicitamente, actos como afirmar, avisar, ordenar, perguntar, pedir, prometer, criticar, entre outros. Socorremo-nos também do princípio de cortesia e das Máximas Conversacionais de Grice (1975). Através da análise de conteúdo, o estudo concluiu que as expressões idiomáticas do changana, quando empregues na música ligeira moçambicana, apresentam três grupos de funções: (i) de uma única função, (ii) de dupla função e (iii) de tripla função. O primeiro grupo subdivide-se em 5 Sub- grupos: Sub-grupo – I, expressões utilizadas para criticar; Sub-grupo – II, expressões utilizadas para educar; Sub-grupo – III, expressões utilizadas para condenar; Sub-grupo – IV, expressões utilizadas para demonstrar uma glória/vitória e Sub-grupo – V, expressões idiomáticas utilizadas para prometer. O segundo grupo subdivide-se em 3 Sub-grupos: Sub-grupo – I, expressões utilizadas para criticar e educar simultaneamente; Sub-grupo – II, expressões utilizadas para educar e condenar simultaneamente e Sub-grupo – III, expressões idiomáticas com função de criticar e ironia/humor simultaneamente. O terceiro grupo, apresenta simplesmente expressões utilizadas para criticar, educar com ironia/humor. Conclui ainda que são expressões convencionalizadas.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectExpressões idiomáticasen_US
dc.subjectMúsicaen_US
dc.subjectUso social apropriado da linguagemen_US
dc.subjectIdiomsen_US
dc.subjectMusicen_US
dc.subjectAppropriate social use of languageen_US
dc.titleUtilização das expressões idiomáticas do changana em composições musicais: para uma análise da música ligeira moçambicana do sul de Moçambiqueen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe theme of this work is based on idiomatic expressions, in the context of light music Mozambican, and addresses the use of idiomatic expressions in musical compositions sung in Changana. With the title “Using Changana idioms in compositions musicals: Towards an analysis of Mozambican light music from southern Mozambique”, the study seeks to understand the function and meaning attributed to idiomatic expressions when used in the Changana compositions, as there is an interpretative diversity of them, which contrasts with Lacerda (2004), when mentioning that: idiomatic expressions acquire a singular importance as an expressive, rational and almost always normative manifestation, and by using them, the speaker identifies with social conventions and can lead its audience, since such usage reflects the subsidiary values ​​existing in a given society, Nhaombe (2002, 2006). This contrast aroused our interest in this study, as several questions arose about this rupture, with emphasis on the following: What functions do the idiomatic expressions of Changana when used in Mozambican light music? In order to carry out this research, the inductive and deductive methods were used. The first method (Inductive), helped us to understand the function of each expression, starting from the intention of the speaker to the perception of the hearing speaker, through the mental operation that consisted of establish a universal truth or a general reference on the basis of knowledge of a certain number of singular dice. The second method (Deductive) helped us to deduce certain phenomena arising from the research, as it aims to explain the content of the premises. That is, through a chain of reasoning in descending order, of analysis from the general to the particular. For the rest, we will use the statistical method for cases of representation of a greater number of informants the same interview, as is the case of the leaders religious and community.For data collection, we use the term instrument as a palpable object used in different techniques to obtain the data. Therefore, we use the following techniques: (i) Documentary research and (ii) introspection. We also use the following instrument: semi structured interview. In our analysis, we started with the presentation of the Corpus offered by the data obtained in the letters of the songs under study and then the presentation of the musicians' sensibilities. The analysis and data interpretation, was limited by the Social approach of language, taking into account the Theoryof speech acts, postulated by Searle (1969 to 1979), and which is based on the principle that when the speaker pronounces a certain phrase, in a specific context, performs, implied or explicitly, acts such as stating, warning, ordering, asking, asking, promising, criticizing, among others. others. We also use the principle of courtesy and Grice's Conversational Maxims (1975). Through content analysis, the study concluded that the idioms of Changana, when used in Mozambican light music, they have three groups of functions: (i) from a single function, (ii) double function and (iii) triple function. The first group is subdivided into 5 Sub- groups: Sub-group – I, expressions used to criticize; Sub-group - II, expressions used to educate; Sub-group – III, expressions used to condemn; Sub-group - IV, expressions used to demonstrate a glory/victory and Sub-group – V, idioms used to promise. The second group is divided into 3 Sub-groups: Sub-group – I, expressions used to criticize and educate simultaneously; Sub-group - II, expressions used to educate and condemn simultaneously and Sub-group - III, idioms with the function of criticize and irony/humor simultaneously. The third group simply presents expressions used to criticize, educate with irony/humor. It also concludes that they are expressions conventionalized.en_US
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