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Title: Comércio informal de produtos agrícolas e desenvolvimento local - distrito da Manhiça no período de 2015 à 2018
Authors: Mungói, Cláudio Artur
Maposse, José Fabião
Keywords: Mercado informal
Desenvolvimento local
Relações sociais
Produtos agrícolas
Issue Date: 10-Oct-2020
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: Estudar a contribuição do sector informal para o desenvolvimento local neste trabalho é, sem dúvida, envolver-nos num campo antes desbravado por outros estudos. O objectivo deste estudo é de analisar a contribuição do comércio informal de produtos agrícolas para o desenvolvimento local no distrito da Manhiça, em Maputo. Sob uma perspectiva crítica do paradigma desenvolvimentista e economicista ocidental, associada ao funcionalismo drukheimiano, adoptamos uma abordagem teórica que nos permite estudar o sector informal para além da sua dimensão económica, como um espaço tipicamente endógeno, em que as relações de reciprocidade e dom produzem uma forma peculiar de organização social entre os vendedores informais e outros actores com os quais, solidariamente, constituem redes de laços sociais. Recorremos a uma metodologia qualitativa, recolhemos os dados por meio de entrevistas semiestruturadas e seleccionámos os entrevistados por conveniência. Neste estudo, constatamos que a entrada e permanência no comércio informal de produtos agrícolas são condicionadas por factores económicos e sociais, sendo que os vendedores informais se subdividem entre os que buscam sobrevivência e os que procuram gerar riqueza. As relações sociais no seio dos vendedores de produtos agrícolas e com outros actores presentes no sector informal são, tendencialmente, de interajuda e reciprocidade, o que reflecte uma rede de solidariedade entre os mesmos, embora sejam também de concorrência. A venda de produtos agrícolas gera benefícios económicos, sociais, culturais, políticos e ambientais que permitem melhorar a qualidade de vida de alguns vendedores informais. Os outros vêm os seus benefícios abaixo da linha da sobrevivência, pois os seus ganhos económicos e associativismo são limitados. Concluímos que a contribuição do comércio informal de produtos agrícolas para o desenvolvimento local se distribui de forma desigual entre os vendedores informais e seus respectivos agregados familiares, visto que, alguns melhoram a sua qualidade de vida em todas as suas dimensões, e outros, não.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/554
Appears in Collections:DS - FLCS - Dissertações de Mestrado

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