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Title: Os desafios e resultados das formações nos centros provinciais de recursos digitais (CPRD) no âmbito do GovNet em Moçambique: o caso do INTIC/CPRD-Nampula
Authors: Macuane, José Jaime
Fernando, Júlio
Keywords: Governo electrónico
Reforma do Sector Público
Tecnologias de Informação e Comunicação
Issue Date: 8-May-2016
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: A presente dissertação versa sobre os processos de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que no âmbito da Política de Informática e Estratégia de Implementação do Governo Electrónico em Moçambique (EIGEM: 2006-2014) são levados a cabo pelos Centros Provinciais de Recursos Digitais, vulgos CPRDs, uma Instituição tutelada pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC). Tendo como base os objectivos traçados no âmbito da EIGEM, objecto desta dissertação, no presente trabalho, analisa-se até que ponto os processos de formação nestes Centros contribuem para a generalização ou massificação do uso das TIC em Moçambique. Para o alcance deste propósito, um misto de métodos e técnicas de recolha de dados foi usado permitindo assim, compreender, ao pormenor, a própria evolução do governo electrónico no geral e em Moçambique, em particular, as abordagens feitas nas diversas políticas nacionais, regionais e globais, como são os casos das estratégias do Governo electrónico e do Ensino Secundário, o Plano Tecnológico da Educação, a Agenda 2025, a NEPAD e os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio. Foram igualmente visitadas algumas instituições com o intuito de entrevistar seus representantes, dos quais foi possível obter mais informações para dar forma e conteúdo a presente dissertação. A recolha de dados de campo envolveu igualmente alguns aspectos teóricos que suportam as análises dos propocessos em estudo e como resultado estes dados permitiram concluir que apesar de haver uma contribuição significativa rumo a informatização, há ainda muitos desafios que vão deste a criação de capacidades infra-estruturais, materiais e financeiras ao desafio principal que é o de capacidade humana, o homem capaz de contribuir com o seu saber para o bom desempenho das pessoas e instituições com o uso efectivo e eficiente das Tecnologias de Informação e Comunicação.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/513
Appears in Collections:DCPAP - FLCS - Dissertações de Mestrado

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