Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/441
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMate, Geraldo-
dc.contributor.authorChichongue, Xavier Daniel-
dc.date.accessioned2021-09-13T09:35:20Z-
dc.date.available2021-09-13T09:35:20Z-
dc.date.issued2015-06-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/441-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educaçãoen_US
dc.description.abstractO presente estudo analisa a escolha acadêmica de cursos de engenharia na Universidade Eduardo Mondlane. A pesquisa enfoca em sua essência a perspectiva de gênero e a percepção sobre os papéis sociais na escolha dos cursos de engenharia. A pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa. Qualitativo, porque seu fundamento é baseado em questionário de percepção do assunto e em bases de dados da literatura analítica e documentos pertinentes. No quantitativo, porque tende a ser levado a tendências perceptivas e índices numéricos e análises de dados estatísticos dos efeitos da evolução dos alunos. Foi selecionada uma amostra de 150 alunos, sendo 70 alunos do sexo masculino e 80 do feminino e também 50 palestras de ambos os sexos, 30 do sexo feminino e 20 do masculino. A análise dos dados foi feita através dos métodos dedutivo e indutivo, partindo do pressuposto de que estavam sendo feitas análises descritivas. Os resultados revelaram que os preconceitos sexuais e a representação regenerada adquiridos através do processo de socialização e educação social, têm uma influência significativa na autopercepção e no potencial motivacional da pessoa, determinando as tendências comportamentais de mulheres e homens na escolha de as profissões. Portanto, o estudo recomenda: (1) Uma definição clara das políticas alvo; (2) Uma revisão curricular que deve levar em consideração as variedades culturais, uma vez que o papel sobre as concepções sociais que determinam a carreira profissional varia de um contexto contextual para o outro (TRADUÇÃO NOSSA)-
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectGêneroen_US
dc.subjectRendimento académicoen_US
dc.subjectCursos de engenhariaen_US
dc.subjectUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.titleA escolha académica nos cursos de engenharia da UEM na perspectiva de género e da percepção sobre seus papéis sociaisen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe presente study analyse the academic choice of engineering courses at the Eduardo Mondlane University. The research in its essence focus on the gender perspective and the perception about social roles on the choice of the engineering courses.The research was the qualitative and quantitative nature. Qualitative, because its foundation is based on perception questionnaire of the subject and analytic literature data basis as well as therelevant documents. In the quantitative, because it tends to be taken into perceptive tendencies and numerical indices and statistical data analyses of the students evolution effects.A number of 150 students sample were selected, where 70 were male students and 80 of female and also 50 lectures of both sex were 30 female and 20 male.The date analysis was done through deductive and inductive methods, starting the assumption that it was being done descriptive analyses.The outcomes revealed that the sexualpreconcepts and regeneralised representation acquired through the socialization process and social education, have a significant influence into the auto perception and in the motivational potential of the person, determining the behavioral tendencies on both the women and men in the choice of the professions.Therefore, the study recommends :(1)A clear definition of the target policies;(2)A curriculum revision which should take into account the cultural varieties, once the role about the social conceptions which determine the professional career, varies from a contextual context to the other.en_US
Appears in Collections:DOGE - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Chichongue, Xavier Daniel.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.