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dc.contributor.advisorZimbico, Octávio José-
dc.contributor.authorNguenha, Arlieta Manuel-
dc.date.accessioned2021-09-10T10:24:09Z-
dc.date.available2021-09-10T10:24:09Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/437-
dc.descriptionDissertação Mestrado em Administração e Gestão da Educaçãoen_US
dc.description.abstractThe achievement of the objectives of implementing inclusive education creates constraints for the community due to the lack of restructuring of the school reality. The present study aims to analyze the challenges faced by the school community in the implementation of the inclusive education policy at the Kurhula Complete Primary School, located in the Maxaquene C neighborhood, in the city of Maputo. It is a case study that sought to deeply analyze the context, whose sample obtained results applicable to that context. The research is predominantly qualitative, although using the quantitative method, used in the presentation of the data, to reduce the subjectivity of the research. The starting question that guided the study was the following: what are the challenges faced by the school community in implementing the inclusive education policy at EPCK (2017-2018)? The data were analyzed from three specific objectives: (i) to characterize the context of the implementation of the inclusive education policy at EPCK; (ii) discuss the results of implementing inclusive education at EPCK; (iii) to identify the challenges that the school community faces in the practice of inclusive education. As data collection techniques, observation, the interview, applied to a stratified sample were used: 2 directors of EPCK, 10 teachers, 15 students and 10 guardians, and the questionnaire, answered by 8 teachers. In general, it was concluded that the context of the implementation of the inclusive education policy in that school is not very concise, because if, on the one hand, the objectives of the implementation are understood, its practice does not obey the guiding principles; and yet, there are few MINEDH actions that contribute to its success, being summed up more in the prescription of the policy; managers experience challenges of little preparation to deal with diversity, lack of school restructuring to respond to inclusion, lack of didactic materials that boost the learning of students with SEN, hence the practice does not provide the effective learning of these students, which sets up a divergence between theory and practice. Thus, inclusive education is a practice that requires a lot of reflection in the academic, social and political context for its progressen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectEducação inclusivaen_US
dc.subjectNecessidades educativas especiaisen_US
dc.subjectDificuldades de aprendizagemen_US
dc.titleAnálise dos desafios enfrentados pela comunidade escolar na implementação da política de educação inclusiva – caso da Escola Primária Completa Kurhulaen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoA realização dos objectivos da implementação da educação inclusiva gera constrangimentos à comunidade devido à falta de reestruturação da realidade escolar. O presente estudo tem como propósito analisar os desafios enfrentados pela comunidade escolar na implementação da política de educação inclusiva na Escola Primária Completa Kurhula, localizada no bairro de Maxaquene C, na cidade de Maputo. Trata-se de um estudo de caso que procurou analisar profundamente o contexto, cuja amostra obteve resultados aplicáveis a esse contexto. A pesquisa é predominantemente qualitativa, embora com recurso ao método quantitativo, usado na apresentação dos dados, para reduzir a subjectividade da pesquisa. A pergunta de partida que orientou o estudo foi a seguinte: quais são os desafios enfrentados pela comunidade escolar na implementação da política de educação inclusiva na EPCK (2017- 2018)? Os dados foram analisados a partir de três objectivos específicos: (i) caracterizar o contexto da implementação da política de educação inclusiva na EPCK; (ii) discutir os resultados da implementação da educação inclusiva na EPCK; (iii) identificar os desafios que a comunidade escolar enfrenta na prática da educação inclusiva. Como técnicas de recolha de dados, foram usadas a observação, a entrevista, aplicada a uma amostra estratificada: 2 directores da EPCK, 10 professores, 15 alunos e 10 encarregados de educação, e o questionário, respondido por 8 professores. De uma forma geral, concluiu-se que o contexto da implementação da política de educação inclusiva naquela escola é pouco conciso, pois, se por um lado se compreendem os objectivos da implementação, a sua prática não obedece aos princípios orientadores; e ainda, são poucas as acções do MINEDH que contribuam para o seu sucesso, resumindo-se mais na prescrição da política; os gestores experimentam desafios de pouca preparação para lidarem com a diversidade, falta de reestruturação da escola para responder à inclusão, falta de materiais didácticos que impulsionem a aprendizagem dos alunos com NEE, daí que a prática não proporciona a efectiva aprendizagem desses alunos, o que configura uma divergência entre a teoria e a prática. Assim, a educação inclusiva constitui uma prática que exige muita reflexão no contexto académico, social e político para o seu avançoen_US
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