Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCossa, Eugénia-
dc.contributor.authorEugénio, Tongogara Simão-
dc.date.accessioned2021-09-08T11:27:27Z-
dc.date.available2021-09-08T11:27:27Z-
dc.date.issued2016-10-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/422-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Instrucionalen_US
dc.description.abstractThis study aims to assess the level of understanding of the actors involved in th e Education Process regarding the assessment of the learning in the 3 rd basic education cycle . The study was conducted with the aim to analyze how the actors of the education process, namely , technicians, school managers, teachers, students and parents and / or guardians understand the process of assessing the students’ learning. S pecifically, the study aims to (i) characterize the process of the learners’ assessment ; (ii) identify the role of the actors of this process; (iii) analyze the actors’ perceptio n of the process of assessing learners ; and ( i v) establish the relationship between the role of the education actors and assessment results of the learners . This is a qualitative study conducted through literature review and documental analysis. The data was collected through questionnaires, interviews, participant observation involving a sample of 60 elements . The result s of this study showed that , the assessment of the learning in the schools continue to be traditional ( classificatory ); the role of the actors of the assessment process is to help students in their learning; for the actors of the education process , assessment of the learning in the schools is only to promote learners ; the role of the actors of the education process in assess ing the learnin g is determinant in the acquision of knowledge by the students. Furthermore , the study allowed concluding that, the integration of theory and practical during the assessment of the learning within the target school still a great challenge. Thus, a joint e ffort by every education actors is needed, i.e ., the role of each involved actor in this process is decisive for gradually construction of knowledge by the and, consequently improving the quality of educationen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectEnsino básicoen_US
dc.subjectGestão escolaren_US
dc.titleAnálise da percepção dos actores do processo educativo sobre a avaliação da aprendizagem no 3º ciclo do ensino básicoen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema: Análise da Percepção dos Actores do Processo Educativo sobre a Avaliação da Aprendizagem no 3o Ciclo do Ensino Básico. Esta pesquisa foi conduzida com o objectivo de analisar como é que os actores do processo educativo, nomeadamente, técnicos, gestores das escolas, professores, alunos e pais e/ou encarregados de educação percebem a avaliação da aprendizagem dos alunos. Especificamente, o estudo visa (i) caracterizar o processo de avaliação da aprendizagem nos alunos; (ii) identificar o papel dos actores deste processo; (iii) explicar a percepção desses actores na avaliação da aprendizagem e; (iv) estabelecer a relação entre o papel dos actores do processo com os resultados da avaliação da aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, conduzida através da revisão bibliográfica e análise documental. Como técnicas de recolha de dados recorreu a questionários, entrevistas e observação participante envolvendo uma amostra de 60 elementos. Os resultados deste estudo revelam que, a avaliação da aprendizagem nas escolas continua tradicional (classificatória); o papel dos actores do processo de avaliação é de ajudar a aprendizagem dos alunos; para os actores do processo educativo a avaliação da aprendizagem nas escolas tem como finalidade promover os alunos; o papel dos actores do processo educativo na avaliação da aprendizagem é determinante na aquisição de conhecimentos pelos alunos. Ademais, o estudo permitiu concluir que a integração entre a teoria-prática na avaliação da aprendizagem dos alunos na escola pesquisada ainda é um desafio. Assim, é imprescindível um trabalho conjunto de todos os actores do processo para a sua eficácia, ou seja, o papel de cada actor envolvido neste processo é decisivo na construção gradual dos conhecimentos pelo aluno e, consequentemente, na melhoria da qualidade de ensinoen_US
Appears in Collections:DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Eugénio, Tongogara Simão.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.