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dc.contributor.advisorCossa, Eugénia Flora Rosa-
dc.contributor.authorBanyankindagiye, Jacques-
dc.date.accessioned2021-09-06T10:40:06Z-
dc.date.available2021-09-06T10:40:06Z-
dc.date.issued2012-10-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/412o Aberto
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação em Ciências Naturais e Matemáticaen_US
dc.description.abstractIn the educational system, the support and recovery of students with learning difficulties are one of the bases for guaranteeing the quality of the teaching and learning process. The present study was carried out with the objective of comparing the evaluative practices of the Mozambican and French curricula that aim to support and recover students with difficulties in Mathematics. The study was carried out in two primary schools located in the City of Maputo: one from the Mozambican curriculum and another from the French curriculum. A sample of 75 elements was constituted, of which two mathematics teachers and 73 students from the selected classes. The same study was guided by the following research questions: (i) What are the characteristics of the Evaluative practices of the Mozambican and French curricula ?; (ii) What are the activities carried out by Mozambican and French teachers to support and recover students with difficulties in Mathematics ?; (iii) What conditions can be adopted for an effective implementation of a support program for students with learning difficulties? Using a qualitative approach, the following data collection instruments were used: Questionnaire, Observation Form and Interview. The results obtained showed that, in the compared curricula, the evaluative practices present a discrepancy in the attendance of students with difficulties in Mathematics. The following conclusions were highlighted: one of the characteristics of effective evaluation practices is the use of evaluation results to identify, analyze and remedy the difficulties that students encounter in their learning; the implementation of support and recovery activities for students with difficulties is one of the obligations of teachers committed to the academic success of all students; an effective implementation of a program to support students with learning difficulties would require as conditions: improved school infrastructure, solid training of those responsible for education, strong collaboration between parents, schools and students in educational activities. For this reason, the following recommendations are essential: (a) considering education as a national priority; (b) creation of the national framework that offers favorable conditions for teaching and learning; (c) teachers' professional commitment to the academic success of each student; (d) production of scientific bases that can support a program to support school success in Mozambique. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectInsucesso escolaren_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectCurrículo moçambicanoen_US
dc.subjectCurrículo Francêsen_US
dc.subjectDificuldades de Aprendizagemen_US
dc.titleAnálise comparativa das práticas avaliativas dos currículos moçambicanos e francês: o caso de apoio e recuperação dos alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemáticaen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoNo sistema educativo, o apoio e recuperação dos alunos com dificuldades de aprendizagem constituem uma das bases para a garantia da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo foi condizido com objectivo de comparar as práticas avaliativas dos currículos moçambicano e francês que visam apoiar e recuperar os alunos com dificuldades em Matemática. O estudo foi realizado em duas escolas primárias localizadas na Cidade de Maputo: uma do currículo moçambicano e uma outra do currículo francês. Foi constituída uma amostra de 75 elementos dos quais dois professores de Matemática e 73 alunos das turmas seleccionadas. O mesmo estudo foi orientado pelas seguintes perguntas de pesquisa: (i) Quais são as características das práticas Avaliativas dos currículos moçambicano e francês?; (ii) Quais são as actividades desenvolvidas pelos professores moçambicano e francês para apoiar e recuperar os alunos com dificuldades em Matemática?; (iii) Que condições poderão ser adoptadas para uma implementação eficaz de um programa de apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem? Empregando uma abordagem qualitativa, foram usados os seguintes instrumentos de recolha de dados: Questionário, Ficha de Observação e Entrevista. Os resultados obtidos mostraram que, nos currículos comparados, as práticas avaliativas apresentam uma discrepância a nível do atendimento dos alunos com dificuldades em Matemática. Foram destacadas as seguintes conclusões: uma das características das práticas avaliativas eficazes é o uso dos resultados de avaliação para identificar, analisar e remediar as dificuldades que os alunos encontram na sua aprendizagem; a implementação das actividades de apoio e recuperação dos alunos com dificuldades é uma das obrigações dos professores comprometidos com o sucesso escolar de todos os alunos; uma implementação eficaz de um programa de apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem exigiria como condições: infra-estruturas escolares melhoradas, formação sólida dos responsáveis da educação, colaboração fortes entre os pais, escolas e alunos nas actividades educativas. Por isso, são imprescindíveis as seguintes recomendações: (a) consideração da educação com prioridade nacional; (b) criação do quadro nacional que oferece condições favoráveis ao ensino e aprendizagem; (c) compromisso profissional dos professores com o sucesso escolar de cada aluno; (d) produção de bases cientificas que possam sustentar um programa de apoio ao sucesso escolar em Moçambiqueen_US
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