Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/401
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLind, Agneta-
dc.contributor.authorNgoane, Portásio Marcos-
dc.date.accessioned2021-09-03T13:00:43Z-
dc.date.available2021-09-03T13:00:43Z-
dc.date.issued2005-09-29-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/401-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação de Adultosen_US
dc.description.abstractO Ensino Técnico-Profissional actualmente em Moçambique não tem contribuído de forma significativa para a solução do problema e auto-emprego isto se deve ao facto de ainda não haver uma estratégia claramente definida para o desenvolvimento das competências e habilidades dos aprendentes de modo a aumentar a sua empregabilidade e sua ocupação na vida económica e social. Falta a necessária coordenação e elaboração conjunta entre as instituições de formação e os empregadores, como consequência, as exigências do mercado de trabalho não estão reflectidas nas estruturas dos cursos que se oferecem. Esta dissertação que se propõe tem como objecto de estudo a Escola Comercial de Maputo. É um estudo reflectivo que enquadra como objectivo principal a análise da relação entre a formação profissional na Escola Comercial de Maputo e a absorção pelo mercado de trabalho, face a introdução das tecnologias e da influência do processo da globalização. Para a materialização deste objectivo, constitui a metodologia básica deste propósito, para além do conceptual teórico para sustentar a pesquisa foram usadas técnicas de pesquisa como o estudo de arquivos, questionários aos aprendentes, professores, questionários a algumas instituições pré seleccionadas, entrevista, observação directa e a participação em “Workshops”. A análise dos dados provou que realmente há problemas entre a formação profissional na Escola Comercial; e o mercado do trabalho. Nos últimos quinze anos a formação não foi acompanhada com vista a ultrapassar as dificuldades relacionadas com o currículo, formação de professores, avaliação de ensino e material de aprendizagem, num contexto em que a economia de mercado coloca fortes problemas de adequação da formação a um mercado de trabalho dinâmico em que vai registando mudanças. Os resultados da pesquisa corresponderam aos objectivos da pesquisa que com os quais se fez a analise de dados de discussão. O estudo finaliza com recomendações como produto final para melhorar a relevância de formação e adequar as exigências do mercado do trabalhoen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectEnsino técnico-profissionalen_US
dc.subjectMercado de trabalhoen_US
dc.subjectFormação profissionalen_US
dc.titleAnálise da relação entre a formação e a absorção pelo mercado de trabalho: o caso da Escola Comercial de Maputoen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoTechnical and Vocational Education currently in Mozambique has not contributed significantly to the solution of the problem and self-employment, this is due to the fact that there is still no clearly defined strategy for the development of the competences and skills of learners in order to increase the their employability and occupation in economic and social life. The necessary coordination and joint elaboration between training institutions and employers is lacking, as a consequence, the demands of the labor market are not reflected in the structures of the courses offered. This dissertation that is proposed has as object of study the Commercial School of Maputo. It is a reflective study that sets as its main objective the analysis of the relationship between professional training at the Commercial School of Maputo and absorption by the labor market, in view of the introduction of technologies and the influence of the globalization process. For the materialization of this objective, it constitutes the basic methodology of this purpose, in addition to the theoretical conceptual to support the research, research techniques were used, such as the study of archives, questionnaires to learners, teachers, questionnaires to some pre-selected institutions, interview, direct observation and participation in “Workshops”. The analysis of the data proved that there are really problems between professional training at Escola Comercial; and the labor market. In the last fifteen years, training has not been followed up with a view to overcoming difficulties related to the curriculum, teacher training, teaching evaluation and learning material, in a context in which the market economy poses strong problems in adapting training to a market. dynamic work environment in which changes are being made. The research results corresponded to the research objectives that were used to analyze the discussion data. The study ends with recommendations as a final product to improve the relevance of training and adapt to the demands of the labor market(TRADUÇÃO NOSSA)en_US
Appears in Collections:DEA - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005 - Ngoane, Potásio Marcos .pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.