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Title: Estratégias de ensino da concordância verbal em número à população universitária moçambicana
Authors: Gonçalves, Perpétua
Martins, Cristina
António, Tuaha
Keywords: Concordância verbal
Linguística aplicada
Sequência didáctica
Issue Date: 12-Apr-2011
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: A presente pesquisa enquadra-se na área da Linguística Aplicada e visa propor um conjunto de estratégias e actividades didácticas para o ensino da concordância verbal em número à população universitária moçambicana . A operacionalização deste objectivo passa necessariamente pela descrição dos erros deste tipo de concordância cometidos pela população acima referida, mas também pela considera ção das abordagens possíveis de ensino da gramática. No capítulo I, apresenta-se a motivação da investig ação bem como o seu problema e os seus objectivos. No capítulo II, procede-se ao fornecimento do enqua dramento dos conceitos teóricos operatórios mais relevantes para esta pesq uisa. No capítulo III, apresenta-se a descrição das infor mações sobre (i) a metodologia subjacente à recolha de dados e a constituição do corpus e (ii) o teste que preconizava a verificação de estruturas gramaticais que não ocorr em no corpus . No capítulo IV, após uma breve abordagem sobre não só a variação das regras de concordância verbal em número (CVN) no Português eu ropeu (PE) e no Português de Moçambique (PM), mas também a revisão da literatura acerca desta mesma área, faz-se a descrição dos erros referentes aos aspectos conider ados problemáticos do fenómeno acima mencionado. No capítulo V, propõe-se um conjunto de estratégias e actividades didácticas que estão organizadas em três sequências de aprendizage m. No capítulo VI, para além da síntese das principais fases do estudo, são apresentados os resultados do teste e a sugestão so bre futuras pesquisas. Os dados empíricos que fundamentam as sequências di dácticas propostas estão organizados no anexo I. O anexo II apresenta os dad os sociolinguísticos dos informantes do corpus , e o V os dos informantes que responderam ao teste . Este teste e a organização das suas frases encontram-se nos anexos III e IV, r espectivamente. No anexo VI, inclui-se um conjunto de exercícios ex emplificativos de algumas das propostas didácticas apresentadas no capítulo V, en quanto no anexo VII encontrar-se-á um guião de correcção destes exercícios
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/252
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