Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Perpétua-
dc.contributor.advisorMartins, Cristina-
dc.contributor.authorAntónio, Tuaha-
dc.date.accessioned2021-08-24T00:09:37Z-
dc.date.issued2011-04-12-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/252-
dc.description.abstractA presente pesquisa enquadra-se na área da Linguística Aplicada e visa propor um conjunto de estratégias e actividades didácticas para o ensino da concordância verbal em número à população universitária moçambicana . A operacionalização deste objectivo passa necessariamente pela descrição dos erros deste tipo de concordância cometidos pela população acima referida, mas também pela considera ção das abordagens possíveis de ensino da gramática. No capítulo I, apresenta-se a motivação da investig ação bem como o seu problema e os seus objectivos. No capítulo II, procede-se ao fornecimento do enqua dramento dos conceitos teóricos operatórios mais relevantes para esta pesq uisa. No capítulo III, apresenta-se a descrição das infor mações sobre (i) a metodologia subjacente à recolha de dados e a constituição do corpus e (ii) o teste que preconizava a verificação de estruturas gramaticais que não ocorr em no corpus . No capítulo IV, após uma breve abordagem sobre não só a variação das regras de concordância verbal em número (CVN) no Português eu ropeu (PE) e no Português de Moçambique (PM), mas também a revisão da literatura acerca desta mesma área, faz-se a descrição dos erros referentes aos aspectos conider ados problemáticos do fenómeno acima mencionado. No capítulo V, propõe-se um conjunto de estratégias e actividades didácticas que estão organizadas em três sequências de aprendizage m. No capítulo VI, para além da síntese das principais fases do estudo, são apresentados os resultados do teste e a sugestão so bre futuras pesquisas. Os dados empíricos que fundamentam as sequências di dácticas propostas estão organizados no anexo I. O anexo II apresenta os dad os sociolinguísticos dos informantes do corpus , e o V os dos informantes que responderam ao teste . Este teste e a organização das suas frases encontram-se nos anexos III e IV, r espectivamente. No anexo VI, inclui-se um conjunto de exercícios ex emplificativos de algumas das propostas didácticas apresentadas no capítulo V, en quanto no anexo VII encontrar-se-á um guião de correcção destes exercíciosen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectConcordância verbalen_US
dc.subjectLinguística aplicadaen_US
dc.subjectSequência didácticaen_US
dc.titleEstratégias de ensino da concordância verbal em número à população universitária moçambicanaen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-24-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis research is in the area of ​​Applied Linguistics and aims to propose a set of strategies and didactic activities for teaching verbal agreement in number to the Mozambican university population. The operationalization of this objective necessarily involves the description of the errors of this type of agreement made by the population mentioned above, but also the consideration of possible approaches to teaching grammar. In chapter I, the motivation of the investigation is presented, as well as its problem and its objectives. Chapter II provides the framework for the most relevant theoretical operating concepts for this research. Chapter III presents the description of the information on (i) the methodology underlying the data collection and the constitution of the corpus and (ii) the test that recommended the verification of grammatical structures that do not occur in the corpus. In chapter IV, after a brief approach on not only the variation of the rules of verbal agreement in number (CVN) in Portuguese eu ropeu (PE) and in Portuguese of Mozambique (PM), but also the literature review about this same area, the description of the errors referring to the problematic aspects of the aforementioned phenomenon is described. In chapter V, a set of teaching strategies and activities is proposed, which are organized into three learning sequences. In chapter VI, in addition to the synthesis of the main phases of the study, the results of the test and the suggestion on future research are presented. The empirical data that support the proposed teaching sequences are organized in Annex I. Appendix II presents the sociolinguistic data of the informants of the corpus, and the V of the informants who responded to the test. This test and the organization of your sentences can be found in Annexes III and IV, respectively. Annex VI includes a set of exercises that explain some of the didactic proposals presented in Chapter V, while Annex VII contains a guide for correcting these exercises. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
Appears in Collections:DLL - FLCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - António, Tuaha.pdf410.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.