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Title: O papel da matemática discreta nos cursos de informática leccionados nas instituições de Ensino Superior Moçambicanas
Authors: Januário, Francisco Maria
Huillet, Danielle Jeanne Georgette
Fagilde, Sarifa A.
Fazenda, Rodrigues Zicai
Keywords: Informática
Matemática discreta
Currículo
Instituições de Ensino Superior Moçambicanas
Issue Date: 7-Jun-2013
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: O presente estudo visa compreender o papel da Matemática Discreta nos cursos de Informática, tendo sido formulada a seguinte questão de pesquisa: Qual é o papel da Matemática Discreta nos cursos de Informática leccionados nas IES Moçambicanas? Para responder a questão, optou-se por uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa. A recolha de dados, numa primeira fase, foi baseada num pré-teste objectivando perceber o nivel de respostas que seriam dadas pelos respondentes ao questionário de uso geral no que diz respeito à qualidade dessas mesmas respostas, por um lado as possíveis questões a acrescentar e por outro a eliminar para a versão final do questionário. As perguntas seguiam uma escala de tipo Likert com 4 (quatro) ou 5 (cinco) categorias, o que permitiu a aplicação de técnicas estatísticas usadas no estudo. O questionário é composto por 39 itens distribuídos em 3 (três) grupos: (i) Dados sócio- demográficos, (ii) Percurso Formativo e (iii) Aspectos Pedagógicos. A aplicação do questionário aconteceu no período entre Agosto e Setembro de 2010. Pelo facto do número de professores ser bastante reduzido foi elaborado e conduzidas entrevistas. O guião, manteve as perguntas exactamente na sequência com que tinham sido elaboradas para o questionário. Também foram feitas assistências de algumas aulas, avaliação dos manuais e avaliação dos cadernos dos estudantes. A população do estudo foi constituída por professores e estudantes dos cursos de Licenciatura em Informática das IES Moçambicanas. Desta população, foi seleccionada uma amostra composta por 148 estudantes finalistas e 3 professores de Matemática Discreta das IES que leccionam a disciplina. Assim sendo, responderam ao questionário 78 estudantes da UEM, 14 estudantes da USTM, 25 estudantes da UDM, 13 estudantes do ISUTC e 18 estudantes do ISCTEM, perfazendo o total de 148 estudantes e 3 professores entrevistados que leccionam a disciplina nas Intituições de Ensino Superior que participaram nesse estudo. Do estudo chegou- se à conclusão de que, os estudantes e os docentes não tem uma boa percepção sobre a disciplina; os manuais, os cadernos tanto como os momentos de assistência de aulas apontam existir uma relação linear e sequencial com o plano temático da disciplina; os objectivos inscritos nos planos temáticos não são claros para os informáticos porque apontam serem para Matemática Pura, daí que embora operacionalizados não atinjam os objectivos finais a que a disciplina se propõem cumprir no ciclo informático; os estudantes consideraram a disciplina ser importante e que existe x mesmo ligação entre os conteúdos da disciplina com os de informática; os manuais (dos estudantes/professores) usados nas IES alcançam uma parte significativa das matérias leccionadas na Matemática Discreta; a Matemática Discreta é a base de todo o círculo informático porque não se pode compreender a relação entre as disciplinas de informática, no curriculo, sem o envolvimento da Matemática Discreta ; tanto os estudantes como os docentes; consideram que as disciplinas de Estrutura de dados, Base de dados, Inteligência Artificial e Segurança são suficientes para explicar a relação entre as disciplinas de informática e a Matemática Discreta, o que não completa o ciclo informático; a teoria de conjuntos e o cálculo de predicados expressam matematicamente raciocínios lógicos sem ambiguidades, o que é fundamental na eliminação de possíveis ambiguidades na escrita de programas por parte de futuros informáticos quando atingirem o nível de programadores; a Matemática Discreta tem o papel de prover ferramentas sobre conjuntos, árvores, autómatas, grafos, Linguagens entre outros que auxiliam na rapidez de algorítmos, linguagens de computadores sem ambiguidades, implementação de lógica nos dispositivos electrónicos/informáticos sem ambiguidades entre outras funções, daí que deve-se reparar nos objectivos da disciplina nos cursos de informática para que se adequem a realidade informática da sala de aulas, nos manuais e fundamentalmente nos planos temáticos. Recomenda-se que, o TRANS incorpore na Matemática Discreta os temas Gramática, Autómatas e Linguagens de Gramáticas; que os directores dos cursos e os chefes das secções juntamente com os docentes de disciplinas típicas de informática, redeterminem os objectivos da disciplina, de acordo com a proposta do anexo X; se redefinam os objectivos profissionais da disciplina; se reformule o curriculo pela introdução do constante em anexo X, para que se atinjam os objectivos da existência da disciplina nos cursos de informática.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/175
Appears in Collections:DECNM - FACED - Dissertações de Mestrado

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