Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/173
Title: Análise das percepções dos docentes em relação à utilidade dos cursos de capacitação de docentes promovidos pela Faculdade de Educação da UEM
Authors: Mutimucuio, Inocente Vasco
Zibia, Leonardo Salomão
Keywords: Cursos de capacitação
Capacitação de docentes
Desenvolvimento profissional
Formação contínua
Issue Date: 1-Apr-2015
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: O presente estudo analisa as percepções dos docentes do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), que participaram nos cursos em relação à utilidade (usabilidade) dos cursos promovidos pela Faculdade de Educação, bem como das expectativas em relação às formas de melhorar ainda mais estes cursos. O estudo foi realizado em 2014 no Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências, com uma população de dez docentes que participaram nos cursos promovidos pela FACED, com os graus de Licenciatura e Mestrado, tendo usado uma abordagem qualitativa e quantitativa. O instrumento usado na recolha de dados foi um questionário, dividido em três secções, contendo 10 perguntas, conforme as perguntas da pesquisa. Este estudo tem maior importância pelo facto de trazer as diferentes percepções dos docentes do ensino superior, em particular dos do DCB, em relação aos cursos de capacitação promovidos pela FACED quanto à sua utilidade (usabilidade) no Processo de Ensino e Aprendizagem.Os principais resultados das análises indicam que as expectativas dos docentes em relação aos cursos promovidos pela FACED da UEM permitem obter mais conhecimentos e experiência de métodos de ensino, ferramentas para melhorar a prestação de serviços como docente na investigação e extensão. Os respondentes afirmaram que os cursos oferecidos pela FACED têm extrema utilidade pelo facto de contribuírem para o melhoramento da competência didáctico - pedagógica nas suas actividades profissionais e para a promoção na carreira docente. Os resultados indicam ainda que é preciso melhorar a metodologia das abordagens dos cursos oferecidos e dar mais retroalimentação aos participantes em relação à informação que sustenta a prática dos docentes na sua actividade diária; melhorar os aspectos motivacionais para a participação, bem como capacitar os docentes para poderem elaborar os conteúdos ou materiais didácticos das suas disciplinas; promover cursos à distância; melhorar o fluxo de comunicação entre a Faculdade de Educação e as diferentes Faculdades da UEM, promover abordagens de aulas teóricas, usando os métodos participativos; aumentar o tempo de discussões ao longo das sessões de capacitação. Esta pesquisa recomenda à Faculdade de Educação aplicar várias abordagens metodológicas de aprendizagem durante as capacitações que agreguem valores dos conteúdos curriculares vistos em diferentes áreas de leccionação na UEM, de modo a que os docentes saibam orientar os estudantes nas suas áreas específicas com eficácia.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/173
Appears in Collections:DECNM - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015- Zibia, Leonardo Salomão.pdf592.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.