Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/170
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Casimiro, Isabel | - |
dc.contributor.advisor | Munguambe, Alzira | - |
dc.contributor.author | Sevene, Elisa Alfredo | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-22T12:15:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-03 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/170 | Aberto |
dc.description.abstract | Esta dissertação faz uma análise da Alfabetização e Educação de Adultos para o empoderamento da mulher na Escola de Alfabetização e Promoção da Mulher Social Flori. A questão a investigar é saber como é que esta instituição de ensino de adultos implementa os programas traçados para a promoção e empoderamento da mulher. A tratar do processo de ensino-aprendizagem, pretende-se conhecer as metodologias aplicadas e o material didáctico usados que contribuem para a construção da aprendizagem orientada para as necessidades reais dos educandos. A pesquisa refere-se a aspectos do processo de ensino, relacionados com as estratégias dos alfabetizadores, actividades dos alfabetizadores, formas de comunicação e todas as outras situações quer materiais, quer institucionais que interferem no processo de ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos que guiaram esta pesquisa basearam-se principalmente no estudo bibliográfico e análise documental atinente aos programas de ensino e documentos afins. A recolha de dados realizou-se através de entrevistas e observação de aulas. A pesquisa permitiu concluir que a actuação dos educadores na sala de aula baseia-se em estratégias que levam à passividade das alfabetizandas. A actividade pedagógica é centrada no alfabetizador e as alfabetizandas só escutam, isto é, consomem e registam os conteúdos tratados. Todavia verificou-se que as mulheres são o grupo alvo que mais adere à iniciativa, aprendendo a ler, escrever, contar e a fazer algo que ajude a melhorar as suas condições de vida. Há empoderamento através do desenvolvimento das habilidades e competências construídas através da Alfabetização e Educação de Adultos. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | en_US |
dc.subject | Empoderamento da mulher | en_US |
dc.subject | Mulher | en_US |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | en_US |
dc.subject | Alfabetização da mulher | en_US |
dc.title | Análise do papel da educação de adultos para o empoderamento da mulher na Escola de Alfabetização e Promoção da Mulher Social Flori | en_US |
dc.type | thesis | en_US |
dc.description.embargo | 2021-08-21 | - |
dc.embargo.terms | openAcess | en_US |
dc.description.resumo | This dissertation makes an analysis of Literacy and Adult Education for Empowering the Woman at the School of Literacy and Promotion of Social Flori Woman. The subject to be researched is to know how this Adult Education Institution implements the programs traced for the promotion and woman empowerment about the teaching and learning process. It is intended to know the applied methodologies and didactic material used which contributes to the building of oriented learning for the real needs of learners. The research refers to aspects of the learning process, related to the strategies and literate activities, ways of communication and other situations either material or institutional that interferes in the teaching and learning process. The methodological procedure of this study was based mainly on the bibliographic reference and documental analysis related to the teaching syllables and documents. The Collection of Data was based on the interviews and lesson observation. The research enabled us to conclude that the action of educators in the teaching room is based on the strategies that lead to passiveness of the learners. The pedagogic activity is centered in the teacher and the learner‟s only listen to him, this means, they acquire it and jot down notes. Despite it women are regarded as the target group that adhere more than anyone else to this type of initiative, learning how to read, write, count and do something to improve their life style. This means there is empowerment through abilities development and competences built through the Literacy and Adult Education. | en_US |
Appears in Collections: | DEA - FACED - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016 - Elisa Alfredo Sevene .pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.