Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/169
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBuque, Domingos-
dc.contributor.authorTumbo, Florescêncio Luís-
dc.date.accessioned2021-08-22T12:11:23Z-
dc.date.issued2016-11-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/169-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como finalidade analisar a influência da formação nas práticas dos facilitadores de aprendizagem de jovens e adultos, tomando como caso os Centros de Alfabetização e Educação de Adultos da Localidade de Michafutene no Distrito de Marracuene em 2015, dado que os facilitadores desempenham um papel de extrema importância para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem dos participantes jovens e adultos nos centros de alfabetização. Este estudo é predominantemente qualitativo. Para a operacionalização da pesquisa, foi formulada a seguinte questão: “Como é que a formação dos facilitadores de aprendizagem de jovens e adultos influencia as suas práticas de ensino nos centros de alfabetização e educação de adultos de Michafutene?” O estudo envolveu vinte e um participantes, nomeadamente: dez facilitadores, oito aprendentes de todos os centros de alfabetização da Localidade de Michafutene, um técnico da área de Alfabetização e Educação de Adultos aos níveis central e distrital e um responsável do Instituto de Formação de Educadores de Adultos da Matola. Os dados recolhidos por meio de um guião de entrevista e grelha de observação de aulas permitiram concluir que não existe uma diferença significativa entre os facilitadores com formação (educadores profissionais) e os que não a possuem: os primeiros não têm domínio dos métodos andragógicos, da planificação e realização do ensino, o que provoca fraca participação dos participantes jovens e adultos, afectando deste modo o seu processo de aprendizagem. Os últimos, pouco exploram os métodos andragógicos e a planificação das aulas não é sistemática. Embora revelem domínio dos conteúdos na realização do ensino, não promovem uma participação activa e consequente aprendizagem efectiva por parte dos participantes. O actual modelo de formação (interactivo – reflexivo) não é materializado pelos facilitadores do ensino e aprendizagem após a formação, razão pela qual algumas aulas assistidas não estimulam a participação activa dos participantes.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectEducadores profissionaisen_US
dc.subjectCentros de Alfabetização e Educação de Adultosen_US
dc.subjectPráticas de ensinoen_US
dc.subjectAlfabetizadoren_US
dc.titleInfluência da formação nas práticas dos facilitadores de ensino e aprendizagem de jovens e adultos: o caso dos centros de alfabetização da localidade de michafutene no distrito de Marracuene, 2015en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-21-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis research aims to analyze the influence of training on the practices of youth and adult learning facilitators, taking as a case the Centers for Literacy and Adult Education of the Locality of Michafutene in the Marracuene District in 2015, given that the facilitators play a extremely important role for the success of the teaching and learning process of young and adult participants in literacy centers. This study is predominantly qualitative. For the operationalization of the research, the following question was asked: “How does the training of youth and adult learning facilitators influence their teaching practices in the literacy and adult education centers in Michafutene?” The study involved twenty-one participants, namely: ten facilitators, eight learners from all literacy centers in the locality of Michafutene, a technician in the area of Literacy and Adult Education at central and district levels and a person in charge of the Educator Training Institute Adult Matola. The data collected through an interview guide and class observation grid allowed us to conclude that there is no significant difference between trained facilitators (professional educators) and those who do not have it: the former have no mastery of andragogical methods, planning and carrying out teaching, which causes low participation of young and adult participants, thus affecting their learning process. The latter, little explore the andragogical methods and the planning of classes is not systematic. Although they reveal mastery of content in teaching, they do not promote active participation and consequent effective learning on the part of the participants. The current training model (interactive - reflective) is not materialized by the facilitators of teaching and learning after training, which is why some classes attended do not encourage the active participation of participants.en_US
Appears in Collections:DEA - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Tumbo, Florescêncio Luís(1).pdf10.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.