Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1553| Title: | Análise do trabalho colaborativo entre professores e intérpretes de língua de sinais de Moçambique na Escola Secundária Josina Machel (2023) |
| Authors: | Silva, Delfina Benjamim Massangaie da Mandlate, Mónica Simão Tovela, Filomena Elvira |
| Keywords: | Trabalho colaborativo Inclusão escolar Língua de sinais Necessidades educativas especiais auditivas Collaborative work School inclusion Sign language Special hearing educational needs |
| Issue Date: | Jul-2025 |
| Publisher: | Universidade Eduardo Mondlane |
| Abstract: | A inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais Auditivas no ensino regular pressupõe o contributo de vários actores educativos. Partindo desta premissa, o presente trabalho analisa o trabalho colaborativo entre professores e intérpretes de língua de sinais de Moçambique na inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais Auditivas, na Escola Secundária Josina Machel. Para o efeito, utilizou- se uma abordagem qualitativa, recorrendo-se à entrevista semi-estruturada e à observação como técnicas de recolha de dados. A amostra do estudo foi constituída por 28 participantes, dos quais 4 professores, 2 intérpretes de língua de sinais e 22 alunos com Necessidades Educativas Especiais Auditivas. Para a sua selecção, recorreu- se à amostragem intencional. O estudo concluiu que a colaboração entre professores e intérpretes de língua de sinais de Moçambique é considerada positiva. Tanto professores como intérpretes de língua de sinais desempenharam eficazmente os seus papéis, sem interferência no papel do outro. Por outro lado, os professores recorreram a vários métodos alternativos de ensino, com destaque para o uso de cartazes com imagens e resumos claros e objectivos. Por fim, conclui-se que a carga horária das turmas inclusivas não pôde ser semelhante à das turmas não regulares, visto que o trabalho colaborativo exige maior alocação de tempo, uma vez que a acção pedagógica exercida pelo professor e pelo intérprete decorre em simultâneo |
| URI: | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1553 |
| Appears in Collections: | DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025 - Tovela, Filomena Elvira.pdf | 3.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.