Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1553Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Silva, Delfina Benjamim Massangaie da | - |
| dc.contributor.advisor | Mandlate, Mónica Simão | - |
| dc.contributor.author | Tovela, Filomena Elvira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-11T09:25:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07 | - |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1553 | - |
| dc.description.abstract | A inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais Auditivas no ensino regular pressupõe o contributo de vários actores educativos. Partindo desta premissa, o presente trabalho analisa o trabalho colaborativo entre professores e intérpretes de língua de sinais de Moçambique na inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais Auditivas, na Escola Secundária Josina Machel. Para o efeito, utilizou- se uma abordagem qualitativa, recorrendo-se à entrevista semi-estruturada e à observação como técnicas de recolha de dados. A amostra do estudo foi constituída por 28 participantes, dos quais 4 professores, 2 intérpretes de língua de sinais e 22 alunos com Necessidades Educativas Especiais Auditivas. Para a sua selecção, recorreu- se à amostragem intencional. O estudo concluiu que a colaboração entre professores e intérpretes de língua de sinais de Moçambique é considerada positiva. Tanto professores como intérpretes de língua de sinais desempenharam eficazmente os seus papéis, sem interferência no papel do outro. Por outro lado, os professores recorreram a vários métodos alternativos de ensino, com destaque para o uso de cartazes com imagens e resumos claros e objectivos. Por fim, conclui-se que a carga horária das turmas inclusivas não pôde ser semelhante à das turmas não regulares, visto que o trabalho colaborativo exige maior alocação de tempo, uma vez que a acção pedagógica exercida pelo professor e pelo intérprete decorre em simultâneo | en_US |
| dc.language.iso | por | en_US |
| dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | en_US |
| dc.rights | openAcess | en_US |
| dc.subject | Trabalho colaborativo | en_US |
| dc.subject | Inclusão escolar | en_US |
| dc.subject | Língua de sinais | en_US |
| dc.subject | Necessidades educativas especiais auditivas | en_US |
| dc.subject | Collaborative work | en_US |
| dc.subject | School inclusion | en_US |
| dc.subject | Sign language | en_US |
| dc.subject | Special hearing educational needs | en_US |
| dc.title | Análise do trabalho colaborativo entre professores e intérpretes de língua de sinais de Moçambique na Escola Secundária Josina Machel (2023) | en_US |
| dc.type | thesis | en_US |
| dc.description.embargo | 2025-12-11 | - |
| dc.description.resumo | The school inclusion of students with Special Hearing Educational Needs in regular education presupposes the contribution of several educational actors. Based on this premise, the present work sought to analyze the collaborative work between Mozambican sign language teachers and interpreters in the school inclusion of students with special auditory educational needs at Escola Secundária Josina Machel. For this purpose, a qualitative approach was used, using semi-structured interviews and observation as data collection techniques. As for the study sample, it was made up of 28 participants, including 4 teachers, 2 sign language interpreters and 22 students with Special Hearing Educational Needs. For its selection, intentional sampling was used. The study concluded that collaboration between teachers and sign language interpreters in Mozambique is good. Whether teacher or Mozambican sign language interpreter, each actor plays their role effectively and without interfering in the role of the other. On the other hand, it was concluded that teachers use several alternative teaching methods, with emphasis on the use of posters with images and clear and objective summaries. Finally, it is concluded that the workload of inclusive classes cannot be similar to that of non-regular classes, since the collaborative act requires the allocation of the greatest amount of time since the pedagogical action carried out by the teacher and the interpreter takes place simultaneously | en_US |
| Appears in Collections: | DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025 - Tovela, Filomena Elvira.pdf | 3.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.