Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1553
Title: Análise do trabalho colaborativo entre professores e intérpretes de língua de sinais de Moçambique na Escola Secundária Josina Machel (2023)
Authors: Silva, Delfina Benjamim Massangaie da
Mandlate, Mónica Simão
Tovela, Filomena Elvira
Keywords: Trabalho colaborativo
Inclusão escolar
Língua de sinais
Necessidades educativas especiais auditivas
Collaborative work
School inclusion
Sign language
Special hearing educational needs
Issue Date: Jul-2025
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: A inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais Auditivas no ensino regular pressupõe o contributo de vários actores educativos. Partindo desta premissa, o presente trabalho analisa o trabalho colaborativo entre professores e intérpretes de língua de sinais de Moçambique na inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais Auditivas, na Escola Secundária Josina Machel. Para o efeito, utilizou- se uma abordagem qualitativa, recorrendo-se à entrevista semi-estruturada e à observação como técnicas de recolha de dados. A amostra do estudo foi constituída por 28 participantes, dos quais 4 professores, 2 intérpretes de língua de sinais e 22 alunos com Necessidades Educativas Especiais Auditivas. Para a sua selecção, recorreu- se à amostragem intencional. O estudo concluiu que a colaboração entre professores e intérpretes de língua de sinais de Moçambique é considerada positiva. Tanto professores como intérpretes de língua de sinais desempenharam eficazmente os seus papéis, sem interferência no papel do outro. Por outro lado, os professores recorreram a vários métodos alternativos de ensino, com destaque para o uso de cartazes com imagens e resumos claros e objectivos. Por fim, conclui-se que a carga horária das turmas inclusivas não pôde ser semelhante à das turmas não regulares, visto que o trabalho colaborativo exige maior alocação de tempo, uma vez que a acção pedagógica exercida pelo professor e pelo intérprete decorre em simultâneo
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1553
Appears in Collections:DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Tovela, Filomena Elvira.pdf3.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.