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dc.contributor.advisorMonteiro, Ana Piedade Armindo-
dc.contributor.authorAntónio, Suzete Artur-
dc.date.accessioned2025-10-28T11:33:02Z-
dc.date.issued2025-08-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1536-
dc.description.abstractO presente estudo visa analisar as razões por detrás das desigualdades de género no corpo docente com grau de Doutoramento na UEM. Para alcançar este objectivo, esta pesquisa adopta uma abordagem qualitativa, sendo que os dados foram obtidos com recurso a entrevista semi-estruturada a membros do corpo docente (homens e mulheres) da UEM com o grau de Mestre e de Doutoramento Os dados referentes ao corpo docente da UEM revelaram que, em todos os graus académicos, o número de homens é maior em relação ao número de mulheres. De um modo particular, o número de docentes com o grau de Doutoramento é mais reduzido em relação aos outros graus (Licenciatura e Mestrado) o que configura um problema de desigualdade de género. Os resultados deste estudo permitiram concluir que, diferentemente dos docentes homens, o casamento, a maternidade e o acesso a bolsa de estudos são os principais desafios que os docentes mulheres enfrentam para a adesão à formação de Doutoramentoen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectGéneroen_US
dc.subjectCorpo docenteen_US
dc.subjectDoutoramentoen_US
dc.subjectUEMen_US
dc.subjectDesigualdadeen_US
dc.subjectgenderen_US
dc.subjectinequalityen_US
dc.subjectFacultyen_US
dc.subjectDoctorateen_US
dc.titleDesigualdades de género no corpo docente com grau de Doutoramento na Universidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2025-10-21-
dc.description.resumoThis study aims to understand the reasons behind gender inequalities among faculty members with a Doctorate degree at UEM. To achieve this objective, this research adopts a qualitative approach, being that the data were obtained through semi-structured interviews with men and women faculty members of UEM with Master's and Doctorate degrees. Data referring to the UEM faculty members revealed that, in all academic levels, the number of men professors is larger in relation to the number of woman professors. In particular, the number of professors with a Doctorate degree is reduced in relation to other degrees (Bachelor's and Master's degrees), which represents a problem of gender inequality. The results of this study allowed us to conclude that, unlike men professors, marriage, motherhood and access to scholarships are the main challenges that woman professors face to join the Doctorate trainingen_US
Appears in Collections:DAA - FLCS - Dissertações de Mestrado

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