Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1513
Title: Relação teoria e prática no desenvolvimento profissional de wordpress: UEM - CIUEM
Authors: Domingos, Luís Neves Cabral
Livele, Francisco António
Keywords: Medias digitais
WordPress
Prática da Web
Digital medias
Issue Date: May-2025
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: O presente trabalho apresenta, em primeiro lugar, os resultados do estágio supervisionado realizado no Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) e, em segundo lugar, os resultados do inquérito aplicado aos estudantes do Mestrado em Gestão dos Media Digitais da Escola de Comunicação e Artes da mesma universidade (ECA-UEM). O foco central deste estudo consistiu na descrição das características e funcionalidades da plataforma Prática da Web e na avaliação do impacto da sua integração no referido curso de mestrado, procurando compreender tanto as referidas características como os processos de gestão de conteúdos da plataforma. Foram também identificados os constrangimentos enfrentados, bem como o grau de satisfação dos estudantes e do docente responsável pelo módulo, no uso da plataforma. O trabalho descreve ainda as lições aprendidas durante o processo de integração da plataforma no módulo Prática da Web e apresenta propostas e recomendações para a sua melhoria. Como estratégia metodológica, para além da definição dos métodos e abordagens, o estudo foi estruturado em quatro etapas principais de procedimentos de suporte à obtenção dos resultados pretendidos. Metodologicamente, adotaram-se os métodos exploratório e descritivo, com recurso às abordagens qualitativa e quantitativa. Os dados empíricos foram recolhidos por meio de um questionário com perguntas semiabertas e fechadas, aplicado aos estudantes da edição de 2022 do Mestrado em Gestão dos Media Digitais. O questionário, elaborado na plataforma Google Forms, foi distribuído através dos grupos de WhatsApp da turma, tendo obtido 20 respostas, num universo de 35 estudantes. Os resultados do estágio revelaram-se positivos, tendo em conta que permitiram o desenvolvimento de diversas competências práticas que, devido à limitação temporal, não puderam ser plenamente exploradas durante o período regular do módulo
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1513
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - ECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Livele, Francisco António.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.