Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1490
Title: | O contributo da supervisão pedagógica na melhoria do desempenho pedagógico dos professores das escolas primárias 9 de Agosto e costa do sol, na cidade de Maputo, no período de 2019 a 2022 |
Authors: | Gonçalves, António Cipriano Parafino Chilaúle, Cristina Lucas Mantiha |
Keywords: | Supervisão pedagógica Desempenho do professor Teacher performance Pedagogical supervision |
Issue Date: | Jun-2025 |
Publisher: | Universidade Eduardo Mondlane |
Abstract: | Este estudo analisa o contributo da supervisão pedagógica na melhoria do desempenho pedagógico dos professores do ensino primário, no período de 2019 a 2022, com foco nas Escolas Primárias 9 de Agosto e Costa do Sol, localizadas no Distrito Municipal KaMavota, na Cidade de Maputo. Para isso, em primeiro lugar, descreve-se como é realizada a supervisão pedagógica nas referidas escolas e avalia-se o desempenho pedagógico dos professores; em segundo lugar, discute-se a relação entre a supervisão e o desempenho dos professores. Metodologicamente, a abordagem é qualitativa, com recurso à revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas e observações. A análise estatística dos dados escolares revelou que a alta taxa de aprovação pode não reflectir necessariamente um aprendizado sólido, mas sim um processo que prioriza a progressão dos alunos, mesmo quando as suas habilidades fundamentais ainda não estão suficientemente desenvolvidas. Para que a supervisão pedagógica produza os efeitos desejados, o estudo recomenda que ela seja realizada de forma sistemática e contínua, envolvendo todos os níveis de gestão educacional. |
URI: | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1490 |
Appears in Collections: | DEA - FACED - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025 - Chilaúle, Cristina Lucas Mantiha.pdf | 8.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.