Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1490
Title: O contributo da supervisão pedagógica na melhoria do desempenho pedagógico dos professores das escolas primárias 9 de Agosto e costa do sol, na cidade de Maputo, no período de 2019 a 2022
Authors: Gonçalves, António Cipriano Parafino
Chilaúle, Cristina Lucas Mantiha
Keywords: Supervisão pedagógica
Desempenho do professor
Teacher performance
Pedagogical supervision
Issue Date: Jun-2025
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: Este estudo analisa o contributo da supervisão pedagógica na melhoria do desempenho pedagógico dos professores do ensino primário, no período de 2019 a 2022, com foco nas Escolas Primárias 9 de Agosto e Costa do Sol, localizadas no Distrito Municipal KaMavota, na Cidade de Maputo. Para isso, em primeiro lugar, descreve-se como é realizada a supervisão pedagógica nas referidas escolas e avalia-se o desempenho pedagógico dos professores; em segundo lugar, discute-se a relação entre a supervisão e o desempenho dos professores. Metodologicamente, a abordagem é qualitativa, com recurso à revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas e observações. A análise estatística dos dados escolares revelou que a alta taxa de aprovação pode não reflectir necessariamente um aprendizado sólido, mas sim um processo que prioriza a progressão dos alunos, mesmo quando as suas habilidades fundamentais ainda não estão suficientemente desenvolvidas. Para que a supervisão pedagógica produza os efeitos desejados, o estudo recomenda que ela seja realizada de forma sistemática e contínua, envolvendo todos os níveis de gestão educacional.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1490
Appears in Collections:DEA - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Chilaúle, Cristina Lucas Mantiha.pdf8.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.