Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1469
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lobo, Almiro | - |
dc.contributor.author | Paul, Leandro | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Vanize | - |
dc.contributor.author | Mendes, Irene | - |
dc.contributor.author | Abdulá, Grácio | - |
dc.contributor.author | Taylor, Maria Madalena J. Lino | - |
dc.contributor.author | Pinto, Isaura Macedo | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Sandra Maria de Jesus Antão | - |
dc.contributor.author | Mutemba, Balbina Joel da Conceição | - |
dc.contributor.author | Paulo, Bartolomeu | - |
dc.contributor.author | Gaspar, Manuel da Costa | - |
dc.contributor.author | Rassul, Mário Jorge | - |
dc.contributor.author | Ngunga, Armindo Saul Atelela | - |
dc.contributor.author | Leite, Conceição [São] | - |
dc.contributor.author | Guambe, Ribas | - |
dc.contributor.author | Muchangos, Leontina Sarmento dos | - |
dc.contributor.author | Costa, Rosa | - |
dc.contributor.author | Matholo, Noémia | - |
dc.contributor.author | Ruas, Carla [Picola] | - |
dc.contributor.author | Junqueiro, Lucas | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Ana Maria [Noca] | - |
dc.contributor.author | Araújo, Maria de Lurdes [Milú] | - |
dc.contributor.author | Efraime júnior, Bóia | - |
dc.contributor.author | Carrilho, Maria do Carmo | - |
dc.contributor.author | Nyambihu, Maria Ângela Penicela | - |
dc.contributor.author | Mendes, Mário Leonel Hermínio | - |
dc.contributor.author | Casimiro, Cristiana | - |
dc.contributor.author | Mulchande, Rafique Mussagy | - |
dc.contributor.author | Marques, Mário Ruy Perdiz Reynolds | - |
dc.contributor.author | Neves, Alexandra | - |
dc.contributor.author | Valigy, Fausia | - |
dc.contributor.author | Mucavele, Carlos Pedro | - |
dc.contributor.author | Martins, Marisa Rangel | - |
dc.contributor.author | Diniz, Carlos | - |
dc.contributor.author | Manjate, Teresa | - |
dc.contributor.author | Melo, Ana | - |
dc.contributor.author | Martins, João Pedro Teixeira | - |
dc.contributor.author | Silva, José Julião da | - |
dc.contributor.author | Baltazar, Pedro Maciel | - |
dc.contributor.author | Simão, Lúcia Manuel | - |
dc.contributor.author | Razul, Alberto | - |
dc.contributor.author | Cardoso, António | - |
dc.contributor.author | Melo, Isabel | - |
dc.contributor.author | Reis, Benilda | - |
dc.contributor.author | Monteiro, José Augusto Walters | - |
dc.contributor.author | Assis, Abel | - |
dc.contributor.author | Dias, Orlando | - |
dc.contributor.author | Alberto, Rosita | - |
dc.contributor.author | Lai, Salvador | - |
dc.contributor.author | Abdula, Ângela | - |
dc.contributor.author | Cardoso, João | - |
dc.contributor.author | Paul, Celso | - |
dc.contributor.author | Menete, José Henrique Lopes | - |
dc.contributor.author | Fagilde, Sarifa Abdul Magide | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-29T12:11:24Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1469 | - |
dc.description.abstract | Há muito tempo que, pelo menos em Moçambique, se fala da chamada “Geração 8 de Março”. Grosso modo, a expressão ”Geração 8 de Março” designa as várias cen- tenas de jovens cujo destino mudou a partir do discurso do Presiden- te Samora Machel, proferido no Pavilhão do Maxaquene, no dia 8 de Março de 1977 e estende-se até aos primeiros anos da década de 80, altura em que cada jovem passou a ter a oportunidade e a liberdade de escolher o curso que gostaria de frequentar ou a actividade profis- sional que pretendia exercer. Por decisão presidencial, naquele ano foram suspensos os 6o e 7o anos do ensino secundário e todos os alunos encaminhados para tarefas definidas pela direcção do Estado. Era o famoso “Chamamento da Pátria”. A independência de Moçambique foi proclamada a 25 de Junho de 1975. O êxodo de técnicos portugueses exigia a tomada de decisões arrojadas que mantivessem em funcionamento o Estado recém-inde- pendente. Os jovens, afectados pela histórica decisão de 8 de Março de 1977, foram colocados em todos os sectores considerados prioritários pela direcção do Estado. Educação, Saúde, Defesa e Segurança, Economia, Administração Pública, Partido, entre outros, podem ser apontados como exemplos. Em todo o País, centenas de jovens, muitos dos quais com menos de dezoito anos, sacrificaram os seus sonhos individuais e os dos seus pais para abraçar a utopia de reconstruir o País, de fazer de Moçambi- que a Pátria de todos os moçambicanos. Volvidos quase 50 anos, é altura de ouvir o testemunho daqueles so- bre quem recaiu a decisão presidencial de 8 de Março. São, nesse sentido, memórias marginais, isto é, não fazem parte da historiografia oficial e não têm outro propósito que não seja a simples partilha de recordações das aventuras e desventuras decorrentes do facto de terem sido chamados pela Pátria. Uma Disputa Insuspeita As datas são o que são, valem o que valem, em função do que o ser humano projecta. A importância ou irrelevância de uma data é convencional. A “praxis” – há quem prefira o termo “espírito” – do designado “Chamamento da Pátria” começou antes do dia 8 de Março de 1977. Há vozes que advogam que esses outros jovens pertencem à Geração da Transição ou Geração da Independência. Alguns deles também são autores de textos desta colectânea. Mas o objectivo desta obra não é debater esse tópico. É tão-somente adiar e, eventualmente, evitar a amnésia que ameaça a nossa capacidade de lembrar o que se passou, à medida que o tempo corre. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAcess | en_US |
dc.subject | Geração 8 de Março | en_US |
dc.subject | Memórias | en_US |
dc.title | Geração 8 de Março: memórias marginais | en_US |
dc.type | book | en_US |
dc.description.embargo | 2025-07-25 | - |
dc.description.resumo | For a long time, at least in Mozambique, people have been talking about the so-called "March 8th Generation." Broadly speaking, the expression "March 8th Generation" refers to the hundreds of young people whose destiny changed following President Samora Machel's speech at the Maxaquene Pavilion on March 8, 1977, and extends through the early 1980s, a time when each young person had the opportunity and freedom to choose the course they wanted to attend or the professional activity they wanted to pursue. By presidential decision, that year the 6th and 7th grades of high school were suspended, and all students were sent to tasks defined by the state leadership. It was the famous "Call of the Nation." Mozambique's independence was proclaimed on June 25, 1975. The exodus of Portuguese technicians required bold decisions to keep the newly independent state functioning. Young people, affected by the historic decision of March 8, 1977, were placed in all sectors considered a priority by the State's leadership. Education, Health, Defense and Security, Economy, Public Administration, and the Party, among others, can be cited as examples. Across the country, hundreds of young people, many of them under the age of eighteen, sacrificed their individual dreams and those of their parents to embrace the utopia of rebuilding the country, of making Mozambique the homeland of all Mozambicans. Nearly 50 years later, it is time to hear the testimony of those upon whom the presidential decision of March 8 fell. In this sense, they are marginal memories, meaning they are not part of the official historiography and have no purpose other than simply sharing memories of the adventures and misfortunes that resulted from having been called by the Fatherland. An Unsuspected Dispute Dates are what they are, they are worth what they are, depending on what human beings project. The importance or irrelevance of a date is conventional. The "praxis"—some prefer the term "spirit"—of the so-called "Call of the Fatherland" began before March 8, 1977. There are voices that argue that these other young people belong to the Transition Generation or the Independence Generation. Some of them are also authors of texts in this collection. But the objective of this work is not to debate this topic. It's simply a matter of postponing and, eventually, avoiding the amnesia that threatens our ability to remember what happened as time goes on.(TRADUÇÃO NOSSA) | en_US |
Appears in Collections: | Livros - CEA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025 - Ngunga, Armindo Saúl Atelela.pdf | 5.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.